Franciscanas Alcantarinas e frades menores celebram São Pedro de Alcântara em Salvador na Bahia
No dia em que celebramos a memória litúrgica do primeiro padroeiro do Brasil, a fraternidade franciscana de Salvador, juntamente com as irmãs franciscanas alcantarinas se uniram para celebrar São Pedro de Alcântara.
Notícias
21.10.2022 12:24:55 | 1 minutos de leitura

No dia 19 de outubro, a Igreja celebra a memória litúrgica de São Pedro de Alcântara. O santo franciscano nasceu na Espanha e fazendo parte da devoção particular da família real, se tornou padroeiro do Brasil em 1826 por Dom Pedro I. O imperador acreditava que "não poderia reger e administrar os negócios desta Nação, sem que antes se interessasse em ter um Padroeiro celestial que, por sua intercessão junto de Deus, lhe assegurasse os meios de bem agir, de bem dirigir e de bem administrar."
Para celebrar esta data importante para a Família Franciscana, a Fraternidade da Ordem dos Frades Menores presente em Salvador na Bahia, juntamente com as Irmãs Franciscanas Alcântarinas, se reuniram para festejar a memória do santo Fanciscano.
A celebração aconteceu no dia do Santo com uma missa celebrada na Igreja conventual que carrega uma das mais conhecidas e expressivas imagem de São Pedro de Alcântara. Após a celebração aconteceu um convívio fraterno entre os religiosos possibilitando a alegria da pertença a família franciscana.
A Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil possui origem na reforma Alcântarina que devolveu aos frades da época maior austeridade e sentido de penitência. Celebrar São Pedro de Alcântara é também recorrer a sua intercessão pelo povo Brasileiro pois este santo pode ser considerado o primeiro padroeiro do Brasil.
Fonte: Fraternidade de Salvador | Comunicação Provincial
Fotógrafo: Fraternidade de Salvador