Franciscanos convidados a viver o Tempo da Criação 2022

Como um meio de gerar um reflexão e provocar atitudes concretas em relação ao meio Ambiente, o Tempo da Criação vem interpelar nos franciscanos um olhar para Francisco de Assis e sua relação com a Casa Comum

Notícias

02.09.2022 10:19:30 | 3 minutos de leitura

Franciscanos convidados a viver o Tempo da Criação 2022

       A fim de melhor compreender o Tempo da Criação 2022 e de a viver a partir da nossa fé e espiritualidade, tanto a nível pessoal como fraterno, são apresentadas cinco perguntas orientadoras com as suas respectivas respostas e recursos.

1. O que é o Tempo da Criação?

       "É um tempo especial para todos os cristãos rezarem e cuidarem juntos da nossa casa comum. Originalmente inspirada pelo Patriarcado Ecuménico de Constantinopla, desta vez é uma oportunidade para cultivar a nossa 'conversão ecológica', uma conversão encorajada por São João Paulo II em resposta à 'catástrofe ecológica' anunciada por São Paulo VI já em 1970" (Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação 2022).

       É portanto uma época que a Igreja, no diálogo ecuménico, oferece à humanidade para renovar a sua relação com o Criador e a sua criação através da oração, celebração, conversão e compromisso.

2. Quando é que começa e quando é que termina?

       "O período ecuménico começa a 1 de Setembro com o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação e termina a 4 de Outubro com a festa de São Francisco" (Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação 2022).

3. Como nasceu o Tempo da Criação?

       O Movimento Laudato Si' afirma que "Em 1989 o Patriarca Ecuménico Dimitros I proclamou o dia 1 de Setembro como o Dia Ortodoxo de Oração pela Criação.

       Subsequentemente, o Conselho Mundial de Igrejas (CMI) prolongou a celebração até 4 de Outubro, a festa de São Francisco de Assis. Em 2015, o Papa Francisco oficializou a Época da Criação para a Igreja Católica Romana.

       A este respeito, o Papa Francisco disse em 2015: "O Dia Mundial anual de Oração pelo Cuidado da Criação oferecerá aos crentes individuais e às comunidades uma oportunidade adequada para reafirmarem a sua vocação pessoal de serem administradores da criação, para agradecer a Deus pelo maravilhoso trabalho manual que confiou aos nossos cuidados, e para implorar a sua ajuda para a proteção da criação, bem como o seu perdão pelos pecados cometidos contra o mundo em que vivemos. A celebração deste Dia, na mesma data que a Igreja Ortodoxa, será uma oportunidade valiosa para dar testemunho da nossa crescente comunhão com os nossos irmãos e irmãs ortodoxos" 

4. Qual é o lema e símbolo para este ano?

 O lema escolhido para a Época da Criação 2022 é "Ouvir a voz da Criação". O símbolo que acompanha é o do arbusto ardente com a citação bíblica de Ex 3:1-12, que se resume na frase seguinte: "Ouvi o seu grito.... Conheço o seu sofrimento... Venha, agora! Eu vou enviar-vos... eu estarei convosco".

5. Como aderir desta vez?

       Para se juntar à Época da Criação 2022, um guia de celebração com uma vasta gama de recursos relacionados com a oração e vários projetos de sustentabilidade, pode ser encontrado neste link:  Laudato Si' Movement (laudatosimovement.org)

Fonte: ofm.org
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma