Francisco cheio de Amor, traz em seu corpo as marcas do Salvador

A tradição Franciscana narra que foi durante uma Quaresma dedicada a São Miguel Arcanjo, que o santo recebeu em seu as marcas da paixão se assemelhando ao próprio Cristo.

Artigos

17.09.2022 07:00:51 | 1 minutos de leitura

Francisco cheio de Amor, traz em seu corpo as marcas do Salvador

                Tomás de Celano, um dos hagiógrafos de São Francisco vai dizer que “Francisco já tinha morrido para o mundo, mas Cristo estava vivo nele. As delícias do mundo eram uma cruz para ele, porque levava a cruz enraizada em seu coração. Por isso fulgiam exteriormente em sua carne os estigmas, cuja raiz tinha penetrado profundamente em seu coração”. (II Cel 211) E estas palavras são confirmadas a partir de outros textos franciscanos que apresentam detalhes do dia em que Francisco imerso na oração, acolheu as Chagas do Senhor a partir da aparição de um "personagem não apenas munido de asas, mas também crucificado, mãos e pés estendidos e atados a uma cruz" (LM 6)

        O fato que celebramos neste dia 17 de setembro aconteceu em 1224 no Monte Alverne e deixou as marcas gravadas na vida do homem que durante todo o seu trajeto abraçou tantos chagados do seu Tempo. Francisco antes de tudo já havia feito uma profunda experiência com o crucificado na Igrejinha de São Damião, com o leproso, com seus confrades e tantos outros trazendo consigo sinais confirmados no encontro com o Serafim sagrado.

        Frei Massimo Fusarelli: A vida de Francisco encontra-se no abraço do Leproso e o abraço do crucificado

        Em uma mensagem de vídeo, o Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei Massimo Fusarelli saudou a todos que celebram a Festa Franciscana e lembrou que "no início de sua vida evangélica, São Francisco encontrou os leprosos e os abraçou e no final de sua vida, Francisco recebeu um abraço, o do Senhor Crucificado. Toda a vida de Francisco se encontra entre um abraço dado aos leprosos e o abraço recebido pelo Senhor. Nestes dois abraços, São Francisco encontrou tanta humanidade quanto a sua própria humanidade como também a de seus próprios irmãos, de tantos pobres, de muitas famílias e de tanta violência que ele encontrou. As feridas de Francisco no final de sua vida é o próprio abraço do crucificado quase como uma última palavra para os muitos encontros que ele fez, é a última palavra no encontro em que o fez semelhante.ao Senhor Jesus crucificado capaz de amar até o fim". 

        Frei Massimo ainda ressalta que a ferida visível que Francisco traz na sua carne é o toque de Deus para ele e que esta memória do abraço recebido do Senhor nos convida a também dar este abraço, aos mais feridos de nosso tempo.

               

          Família Franciscana se prepara para celebrar os 800 anos da Impressão das Chagas de São Francisco

        Em 2024, a Família Franciscana de todo o mundo celebrará os oitavos centenários desta data que tem um lugar especial no calendário franciscano. Em meio a outros quatro jubileus celebrados nos próximos anos, este faz parte do Centenário Franciscano que começará a ser celebrado no próximo ano com os 800 anos da Regra Bulada e o Natal de Greccio.     

        No documento lançado em preparação para estas celebrações, o texto afirma que, "Celebrar como Família Franciscana o centenário da impressão dos estigmas é um convite para recuperar na nossa vida quotidiana aquela dimensão do silêncio orante e contemplativo que nos coloca diante do essencial, que nos permite reconhecer o desejo pelo infinito que reside nos nossos corações, que nos permite escutar a nós mesmos, aos outros e a Deus" e entre tantas ações, convida a Fomentar, nas nossas famílias e fraternidades, uma atitude de verdadeiro diálogo, que permita a escuta, a compreensão, o conhecimento e o acolhimento recíproco, Incentivar a criação de espaços para escutar e acolher os jovens, os descartados, os excluídos e as minorias e ainda Exercitar-nos na arte de contemplar Cristo nos sofrimentos e nas dificuldades das pessoas que conhecemos diariamente.

        Programação do dia da Impressão das Chagas pela Província

Paróquia Santo Antônio, Aracaju SE - Celebração às 19h
Convento Santo Antônio, Recife PE - Procissão às 9h30 seguida da Santa Missa às 10h
Paróquia São Gonçalo, São Francisco do Conde BA - A Ordem Franciscana Secular realiza uma programação especial dando início às 17h com acolhida, às 17h30 uma Celebração seguida de um Lanche partilhado. O encontro acontece no Convento Santo Antônio
Paróquia São Francisco de Assis, Campina Grande PB - No horário das 8h às 11h confissões e às 19h a Celebração da Impressão das Chagas. Após a celebração acontecerá um jantar dançante com o Lançamento da Festa de São Francisco 2022.
Santuário-Paróquia de São Francisco das Chagas, Canindé CE - Às 5h30 Alvorada e horários de Missa 6h, 11h e 16h. Às 17h uma carreata com a Imagem de São Francisco percorrerá as ruas de Canindé anunciando os Festejos de São Francisco. Para quem acompanhará pela internet, às 16h30 um Programa será veiculado trazendo informação e transmissão da carreata.
Convento São Francisco, Salvador BA - Celebração às 17h.
Convento São Boaventura, Triundo PE - Celebração às 19h

Fonte: Comunicação Provincial
Imagem: Santuário de Canindé
Mais em Artigos
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma