Fraternidade de Salvador inicia festa de São Francisco
Os festejos deram inicio no último dia 25 de setembro e segue até o dia 4 de outubro onde tradicionalmente o povo soteropolitano costuma visitar o Convento histórico dedicado ao santo para fazer suas preces e agradecimentos.
Notícias
26.09.2022 17:55:52 | 2 minutos de leitura

Há 435 anos, a recém criada Custódia de Santo Antônio do Brasil oficializava sua presença na cidade de Salvador-BA, passando a constituir uma fraternidade onde já havia uma capelinha dedicada a São Francisco de Assis. Desde então, é uma tradição celebrar este santo tão querido em terras soteropolitanas, afluindo devotos e devotas ao nosso convento encravado em meio ao Centro Histórico da primeira capital do país.
Neste ano, os festejos ocorrem entre os dias 25 de setembro a 04 de outubro com uma programação toda especial, na qual, além das celebrações eucarísticas, consta de procissão, quermesse, benção dos animais e encontro interreligioso. O tema dos festejos, em si, também tem muito a dizer, pois nos convida a estar na mesa com Francisco, querendo aprender a partir e repartir o Pão.
A festa iniciou com a Missa de Abertura presidida pelo guardião da Fraternidade, Frei Pedro Júnior. A reflexão feita por ele congregava o tema da festa com o do dia litúrgico celebrado (que nos apresentava a leitura da profecia de Amós e Parábola do Rico e Lázaro) nos ajudando a rezar, enquanto homens e mulheres que buscam viver os princípios evangélicos, o nosso despojamento das coisas supérfluas da vida.
A prece que fica durante estes dias de festejos é de que realmente sejamos capazes de oferecer aquilo de melhor que nós temos para todos os que necessitam, surgindo de nós uma sensibilidade com a carência do próximo, com aquele que se encontra na rua, nas periferias da sociedade, das nossas comunidades, das nossas estruturas…

Fonte: Fraternidade de Salvador
Imagem: Fraternidade de Salvador