Fechar
Popup
 
 

Fraternidades de Triunfo/PE e Pesqueira/PE realiza encontro de Casas Vizinhas

Notícias

30.06.2022 22:34:53 | 1 minutos de leitura

Fraternidades de Triunfo/PE e Pesqueira/PE realiza encontro de Casas Vizinhas

No dia 27 de junho, as fraternidades de Triunfo/PE e Pesqueira/PE realizaram o primeiro encontro de casas vizinhas de 2022. Reunidos como irmãos, frades e postulantes, iniciaram o encontro às 8h no convento dos franciscanos, em Pesqueira, com o café da manhã.  A partilha da mesa, já sinalizava o tom que teria todo aquele dia: uma experiência de  fortalecimento dos elos fraternos e de cultivo do espírito de comunhão.

Após a refeição houve um momento de discussão e reflexão a partir de três textos oriundos de documentos da ordem, que falavam sobre a vida e espiritualidade franciscanas. Fr. Francisco de Assis, OFM abriu a discussão convidando todos a lerem e debaterem os textos a partir da etapa em que cada um se encontrava na caminhada da vida religiosa . Divididos em três grupos, os 9 postulantes e o 6 frades tiveram em torno de 30 min para discutirem os seus respectivos textos. Depois disso foi realizada uma partilha geral de tudo o que foi falado nos grupos, sendo que cada um antes de colocar suas considerações teve a oportunidade de apresentar-se. Num apanhado geral das reflexões, foi  colocado dentre outras coisas que a fraternidade é o pilar central do carisma de São Francisco de Assis e que ela só é sadia e integral quando é fundamentada no respeito mútuo, na rejeição aos extremismos seja em relação ao radicalismo do ativismo  ou ao ócio vicioso e por fim, mas não menos importante, na vida de oração, que é combustível para a caminhada e missão.

 Após o almoço os postulantes saíram para conhecer alguns lugares que ficavam nos arredores do convento, como a Catedral Diocesana de Santa Águeda, a sede da OFS, O Castelo e toda aquela região comercial. Ao voltar para o convento, todos os postulantes, Frei Paulo, OFM , Fr. Hilton Botelho, OFM e o motorista do convento Sérgio, se organizaram para ir conhecer o Santuário de Cimbres, onde se relata ter havido aparições da Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora das Graças.

No trajeto para chegar ao santuário, que fica localizado no sítio Guarda, foi possível contemplar as belezas naturais da região e também conhecer a Igreja de Nossa Senhora das Montanhas. Ao chegar no Santuário Mariano todos já se depararam com a acolhida alegre das crianças da comunidade. Vale ressaltar que o local das aparições é reconhecido como uma região indígena, inclusive é chamado ainda hoje de aldeia.

Com excessão do Fr.Hilton, que ficou conversando com as famílias da aldeia, todos subiram a escadaria que dava no ponto onde Nossa Senhora apareceu. O caminho oferece uma visão magnífica da criação, além disso, todo trajeto é contemplado com imagens Marianas, quadros de via-sacra, frases e tantas outras coisas que fazem do caminho um percurso oracional. A cada degrau que se subia era possível sentir a presença bondosa da Mãe do Senhor. Chegando ao local das aparições houve um momento de oração pessoal diante da imagem da Virgem das Graças.  A visita a Cimbres foi finalizada com um momento de oração junto às famílias da localidade.

O encontro que começou com a partilha da mesa, também chegou ao seu fim numa mesa. Todos se reuniram no refeitório, para além de dividir o pão, partilhar as experiência daquele dia. E num conversa leve, marcada por risadas frutos da alegria de estar em fraternidade, foi possível finalizar aquele encontro de casas, convictos de que mais do que uma relação de vizinhança, havia ali ação do Espírito Santo, que faz com que todos sejam irmãos.


Fonte: Abraão Silva (Postulante)
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma