Frei Artur Bruno é ordenado Diácono em Ipojuca PE
A celebração aconteceu no último sábado (8) e em torno da certeza que “a esperança não decepciona” (Rm 5, 5), Frei Artur foi ordenado diácono pelas mãos do Bispo emérito de Nazaré-PE Dom Frei Severino Batista de França, OFMCap.
Notícias
11.07.2023 13:40:35 | 5 minutos de leitura

A Igreja do Santuário de Santo Cristo em Ipojuca, conhecida pela grande devoção dos fiéis na região, foi o espaço escolhido para a Ordenação diaconal de Frei Artur Bruno Secundino no último sábado (8) pelo bispo emérito de Nazaré-PE Dom Frei Severino, OFMCap. O lugar sagrado que acolhe tantos romeiros durante o ano, acolheu religiosos, amigos, familiares e a comunidade vinda de vários lugares do nordeste para o momento especial na caminhada do frade franciscano. O rito inicial da celebração introduziu a todos (as) na cerimônia que pode ainda ser acompanhada pelos meios de comunicação paroquial.
O rito da ordenação diaconal se dá início com a apresentação do candidato. O Ministro Provincial Frei João Amilton dos Santos apresentou a Dom Frei Severino, a dignidade de Frei Artur para receber a ordenação diaconal que conta com o auxílio de Deus para exercer tal missão.
Após a apresentação, o bispo ordenante dirigiu a sua homilia para todos os presentes, começando apresentando o início da Igreja com o anúncio do Reino de Deus. O processo histórico e carismático da Igreja foi sendo apresentado pelo frade capuchinho mostrando o quanto ainda hoje Deus continua a chamar novos servos para o anúncio do seu reino a partir de uma vocação específica. Dom Severino lembrou a missão dos diáconos na Igreja primitiva e o quanto os mesmos se dedicavam no cuidado aos mais vulneráveis e ao anúncio da Palavra. "O diaconato deve ter em vista três dimensões: anunciar a Palavra sem medo, viver o mistério da liturgia a partir do serviço do altar da Palavra e ainda a caridade aos mais vulneráveis de pastoral."
A homilia seguiu ainda apresentando um importante cuidado que Frei Artur deve ter dentro do curto espaço do diaconato, "Você não pode ser somente um ornamento de altar, você deve partir para além do altar, deve levar a frente à Palavra de Deus para os que estão ansiosos desta Palavra. Não centralize seu ministério apenas ao altar, mas lembre de todos aqueles e aquelas que compõem este território paroquial e que estão sedentos do Evangelho." frisou o bispo.
A partir das palavras apresentadas pelo bispo sobre a missão do diaconato, após a homilia Frei Artur manifestou a toda comunidade o seu propósito de ser admitido à Ordem do Diaconado. As promessas e o desejo apresentado pelo ordenado foram seguidos com o clamor pela intercessão dos santos para a missão assumida.
Se colocando de joelhos, diante de Dom Frei Severino, o rito seguiu com a imposição das mãos e a prece de Ordenação pedindo para que "Resplandeça as virtudes evangélicas: o amor sincero, a solicitude para com os enfermos e os pobres, a autoridade discreta, a simplicidade de coração e uma vida segundo o Espírito." Após este momento, o diácono recebeu os paramentos diaconais de Frei Romualdo e Frei Rogério Lopes, foi saudado pelos confrades e familiares e junto do evangeliário prometeu "Crê o que lês, ensina o que crês e viver o que ensinas.”.
Após a comunhão, o ministro Provincial dirigiu um agradecimento a Deus, ao bispo ordenantes e a todos os presentes pela Ordenação Diaconal de Frei Artur Bruno. O frade dirigiu ainda ao diácono algumas palavras, lembrando-o que "nessa missão que você vai assumir, seja sempre misericordioso, criativo e dinâmico, prestativo e fiel ao Senhor Jesus que se fez servidor de todos. Deus nosso Pai seja nossa força, o Espírito lhe ilumine e Jesus Cristo seja seu caminho e São Francisco, Santo Antônio e a Virgem Maria sejam seus intercessores.”
O neo-diácono, dirigiu ainda algumas palavras, sendo grato a Deus e lembrando ainda da alegria de ser ordenado por Dom Frei Severino. O sentimento de gratidão se estendeu ainda para todos os presentes e todos os que colaboraram para esta celebração. Como sinal de gratidão ao Onipotente, Frei Artur convidou a comunidade para entoar juntos o Te Deum.
A expressão de gratidão na celebração esteve presente ainda na comunidade da Paróquia de São Miguel que desejou a neo-diácono encorajamento para enfrentar os trabalhos no estilo evangélico que animou São Francisco e que a partir do exemplo do frade possa despertar novas vocações para missão. A homenagem da comunidade foi concluída com uma apresentação das crianças cantando a oração atribuída a São Francisco.
Ao final da celebração, Dom Frei Severino deu a bênção para o ordenado e toda a comunidade encorajando para a missão, para o cuidado com os pobres e aflitos e como ministro da unidade e da Paz.

Fonte: Comunicação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil
Imagem: PASCOM - Paróquia São Miguel Ipojuca, PE