Frei Francisco Coelho celebra 25 de Ordenação Presbiteral
Na data jubilar, em entrevista ao nosso site, o frade lembra com alegria do dia da Ordenação realizada em Canindé/CE e acredita que o ministério presbiteral se caracteriza pelo serviço e a doação.
Notícias
25.03.2025 08:10:26 | 4 minutos de leitura

Foi no dia 25 de março de 2000, na Quadra Paroquial em Canindé/CE, que Frei Francisco Coelho foi ordenado presbítero pela imposição das mãos de Dom José Antônio então arcebispo de Fortaleza, um ministério que segundo o religioso se caracteriza pelo serviço e doação ao Reino de Deus, não havendo sentido se não houver Diaconia permanente.
Ao lembrar seu processo vocacional, Frei Francisco recorda que quando tinha ainda 6 anos de idade, seu Pai e sua mãe levavam-no todos os domingos para Missa das Crianças na Basílica de São Francisco das Chagas na cidade cearense e a partir da observação do rito da celebração, o mesmo foi despertando seu interesse pelo ministério ordenado. Mas existe um fato que o religioso recorda perfeitamente e destaca como que o ponto de partida de sua busca mais incessante pela vontade de Deus: "Eu já tinha 15 anos, era coroinha e ouvi o Frei Arnaldo Motta e Sá pregar de forma muito simples, mas direta sobre o Evangelho que narra o envio dos 72 discípulos. Ouvi um convite especial naquele dia para ser um anunciador do Reino como um frade menor".
Depois daquele dia, já engajado em vários movimentos da Paróquia de São Francisco das Chagas, Frei Francisco buscou iniciar um processo vocacional junto aos frades menores. Sobre este tempo o mesmo recorda com orgulho que realizava serviço de limpeza nas casas de famílias para que com o dinheiro arrecadado pudesse se dirigir aos lugares dos encontros que se alternavam entre Mossoró, Fortaleza e Canindé.
Ao ser indagado sobre os momentos especiais no dia de sua ordenação, Frei Franciscano entrelaça a saudade com o sentimento de alegria, ao recordar a presença de sua mãe Maria Lúcia Coelho falecida a pouco mais de 3 anos, "me vem à memória muito forte de minha mãe com as vestes sagradas em suas mãos. Mesmo frágil ela estava ali, como sempre ela fez na educação da fé e guiando os meus primeiros passos no conhecimento da pessoa de Jesus".
Ao falar sobre um modelo para seu ministério, Frei Francisco, destaca que mesmo Jesus sendo o modelo por excelência, São Francisco de Assis continua apontando a partir de sua vocação como frade menor para que o mesmo possa exercer sua vida ministerial como um serviço aos irmãos e destaca que como franciscano consegue entender o seu ser padre também a partir de temas que envolve a espiritualidade, a itinerância e a minoridade.
"Não tenham medo de sentir e responder ao chamado, porque se Deus os chama para o seguimento radical através dos conselhos evangélicos, Ele acredita em você" ressalta Frei Francisco diante de uma mensagem deixada para os jovens que hoje desejam dar passos em sua caminhada vocacional. O frade recorda também que a vida de quem quer seguir Jesus, deve ser entendida como uma vida semelhante a do Metres que trilhou caminhos de dores, sofrimentos e até morte, mas diante dos desafios, é preciso acreditar a ponto de lançar as redes confiando nas palavras sagradas. "Se Deus chama, Ele se torna presente no processo" destaca o frade.
O Frei que já residiu em várias fraternidades da Província como Aracaju/SE, Triunfo/PE, Campo Formoso/BA, Mossoró/RN, se prepara agora para uma nova missão no Convento São Francisco em Salvador/BA sempre trazendo consigo o seu lema: "O Senhor me consagrou com a unção para anunciar a Boa Notícia" (Lc 4, 18). Nesta terça-feira a Comunidade da Paróquia Imaculada Conceição comemora esta data com uma celebração às 19h na Igreja Matriz.
Fonte: Frei Roberto Alves | Serviço de Comunicação Provincial