Frei Francisco Robério: A Palavra deve chegar ao coração para que ela paute nossa missão
“A escuta atenta da palavra de Deus é completa quando deixamos que ela seja fecundada em nossos corações” estas palavras foram usadas por Frei Robério na celebração Eucarística que deu início ao quarto dia de Capítulo.
Notícias
12.01.2024 09:40:05 | 3 minutos de leitura

As primeiras horas da manhã, que marcam o início de mais um dia de trabalho do Capítulo Provincial, tem seu lugar reservado na Santa Eucaristia. A partir deste momento ápice, os frades iluminam a programação de todo o dia. Os textos bíblicos que narram o ministério missionário de Jesus acompanham a liturgia destes dias capitulares, e chama atenção para que no cotidiano da vida do Mestre possamos em meio ao dia a dia não desviar o nosso olhar e nossa direção para aquele que é o modelo e o exemplo da vida franciscana.
Os frades provindos do estado da Paraíba, que acolhe o encontro capitular, conduziram a celebração. Durante a pregação Frei Francisco Robério pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário em João Pessoa lembrou que a Palavra deve ganhar espaço em nosso coração para que assim ela seja viva e eficaz. Lembrando o testemunho do paralítico narrado no Evangelho de Marcos 2,1-12 que procura o Mestre a partir da escuta de sua Palavra, o frade frisou que sendo o coração o lugar dos sentimentos, é lá onde a Palavra deve chegar para que possa pautar nossas ações e nossa missão.
Ao final da homilia, voltando à atenção para o lema “Corramos, perseverantes com olhos fixos em Jesus” Hb 12, 12, Frei Robério se lembrou do trecho da oração em preparação para o Capítulo, que convida a direcionar o olhar para Jesus, “esse Jesus é o nexo do amor. Ele é capaz de nos fortalecer para que acolhidos na bondade do perdão de Deus possamos agir como tais filhos e filhas de Deus. Que nós possamos nestes dias celebrando esta assembleia capitular, crescer sempre mais na fé e no que precisamos com aquilo que nos deparamos em nossa caminhada sempre unidos ao Mestre Jesus” concluiu a pregação.

Entidades enviam mensagens pelo bom êxito do Capítulo
Durante os dias capitulares, entidades de todo o Brasil se unem fraternalmente aos trabalhos realizados no Convento Santo Antônio em Lagoa Seca. A Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção, em carta assinada por Frei Antônio Pacheco, ministro provincial e Frei Cristóvão Melo, secretário provincial desejou através desta mensagem “um abençoado Capítulo Provincial, e reafirmar nosso compromisso de caminharmos juntos, como já muito fizemos uma marca tão bonita da história de nossas entidades.”.
Os frades da Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil, por meio de Frei Janailson José Gomes, OFMCap Vigário provincial e Frei José Renielson Simão Pinto, OFMCap Secretário provincial, desejou que este seja um “momento propício para renovar a vocação e continuar na fidelidade ao nosso carisma franciscano, no serviço de Deus, da Igreja e de toda a humanidade” e pediu para que “a força do alto recebida em Pentecostes anime, fortaleça, inspire e conduza todos os trabalhos e decisões que serão tomadas durante a celebração capitular. Estaremos unidos pela oração e fraternidade!”.
Outra mensagem enviada foi pelo Conselho Nacional da Ordem Franciscana Secular, que demonstrou a unidade pelo bom Êxito do Capítulo e que este seja um “momento oportuno de trabalho e reflexão para impulsionar as decisões a serem tomadas na caminhada da missão franciscana, em que os irmãos se reúnem para juntos rezar, celebrar, avaliar e projetar caminhos.”.

Fonte: Frei Roberto Alves | Comunicação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil
Imagem: Frei Lorrane Clementino, OFM