Frei Jardiel: O curso não acaba hoje, ele continua na missão de cada um em suas entidades
A programação do Curso Interprovincial de Franciscano foi concluída na manhã desta quinta feira (26) com a avaliação do encontro, sugestão para o próximo módulo, nova coordenação e celebração da Santa Missa.
Notícias
26.01.2023 16:49:59 | 1 minutos de leitura

O envio Missionário de Jesus aos seus discípulos narrado por São Lucas no Evangelho desta quinta feira (26), criou eco no coração dos jovens frades que chegavam ao final de mais um módulo de Curso Interprovincial de Franciscanismo na cidade de Bacabal no Maranhão. Na Memória litúrgica de São Timóteo e São Tito, colaboradores da missão de São Paulo, os jovens frades se sentiram convidados a também se tornarem a partir da vivência do Evangelho meios para que a Palavra de Deus chegue a todos e todas.
Deste o dia 16, a programação do Curso foi mostrando vários aspectos missionários apontados por Jesus. A regra Bulada por exemplo, estudada nestes dias foi apresentado por Frei Jardiel Souza durante sua homilia na celebração como um sacramento da Palavra de Deus e o quanto por meio dela podemos ser colaboradores na fraternidade. O frade menor lembrou aos jovens elementos essenciais do missionário franciscano: devem ser cordeiros, homens da Paz e do Bem e que tem a coragem de deixar tudo para servir o Reino.
A cada palavra do frade franciscano, era possível fazer uma recordação a cerca dos últimos dias e texto se tornava um impulso para a continuação do Curso junto as entidades. Concluindo a homilia, o guardião da Casa Provincial recordou aos presentes: "Nós somos chamados para o Curso tendo em vista uma missão. Precisamos ir a Messe pois os trabalhadores são poucos e estamos diante de um texto bíblico onde nossa regra está em profunda unidade e é abraçando-a que iremos ser novos colaboradores de Francisco de Assis."
Antes ainda da celebração Eucarística, reunidos no Salão Dom Pascássio os frades de profissão temporária realizaram a avaliação do Curso, traçaram sugestão para o próximo módulo e elegeram os novos coordenadores e representantes de cada entidade. O cântico das criaturas entoado traduziu o louvor pela conclusão de mais uma etapa do Curso e um compromisso com o que foi refletidos nos últimos dias.


Fonte: Comunicação Provincial