Frei João Pedro e Frei Elivânio Luiz fazem Profissão solene neste domingo

O desejo de se doarem inteiramente ao Senhor por meio da fraternidade Provincial estão embutidos no coração de Frei Elivânio Luiz e Frei João Pedro que fazem sua Profissão Solene neste Domingo no conhecido Convento de Ipuarana.

Notícias

29.07.2022 11:08:21 | 5 minutos de leitura

 Frei João Pedro e Frei Elivânio Luiz fazem Profissão solene neste domingo

   No próximo domingo 31 de Julho, Frei João Pedro de Lima Costa e Frei Elivânio Luiz  da Silva professarão os votos solenes na Ordem dos Frades Menores. Atualmente os jovens frades residem em  Olinda e em Jerusalém, respectivamente e cursam Teologia. 

   A celebração acontece no Convento Santo Antônio em Lagoa Seca na Paraíba, no horário das 10h e será um oportunidade para culminar as atividades desta semana, onde teve como pauta principal a Formação na Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. A celebração poderá ser acompanhada pelo nosso canal no Youtube.
   
   Em preparação para este momento de Festa, os dois frades partilharam um pouco das suas  caminhadas vocacionais e da sua decisão em professar os votos por toda a vida na Ordem fundada por São Francisco de Assis para a edição de Maio e Junho do Notícias e você acompanha abaixo. 


Frei João Pedro: "É aqui que desejo de todo coração viver e empregar a minha vida até o fim dos meus dias."

    Em março de 2013 dei início aos encontros vocacionais no Convento da cidade de Pesqueira/PE. Sentia um forte desejo em meu coração de trilhar os passos de nosso Senhor Jesus Cristo na caminho franciscano.  
  
    Em janeiro de 2014 ingressei no Postulantado, daí por diante fui dando passos dentro  daquilo que nos é proposto e oferecido como processo formativo na Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. 

    Em 2016 recebi o hábito franciscano e com a ajuda do mestre fui dando passos na etapa do  Noviciado, na qual, pela oração e recolhimento, buscamos aprofundar a caminhada enquanto vida  religiosa consagrada.  

    No ano de 2017 professei os Primeiros votos na Ordem dos Frades Menores e comecei uma  nova jornada em fraternidade e estudos acadêmicos, que muito me ajudou no discernimento e vida, enquanto frade franciscano.  

    Em 2020 fui enviado para experiência fraterno-missionária na fraternidade da cidade de Mossoró/RN. Junto à fraternidade pude viver a experiência fraterna e, infelizmente, não missionária por conta do conturbado período da pandemia da Covid 19. 

    Hoje, cursando a teologia e vivendo em fraternidade na cidade de Olinda, bendigo a Deus, sentido de minha vida e vocação, por eu ter dado o sim definitivo nessa Ordem, através dos votos  perpétuos, pois, é aqui que desejo de todo coração viver e empregar a minha vida até o fim dos meus dias. As experiências que a vida me propõe me ajudaram a escolher o que quero ser pelo  resto da vida. 

    Seja bendito Àquele que me criou, formou e chamou para o serviço do seu Reino. Á ele honra e glória pelos séculos dos séculos, amém. 



Frei Elivânio Luiz: "Quero confirmar para sempre, para a eternidade, o compromisso que um dia assumi no Batismo e que agora quero viver na radicalidade da consagração a Deus."


"Com amor eterno eu te amei; por isso compadecido de ti, te atraí a mim" (Jr 31,3). 

    Fazer memória de fatos importantes de nossa vida é, com toda certeza, elevar um hino de gratidão ao nosso Deus por tantos benefícios ao longo de nossa existência. Em tudo, foi sempre Ele que nos guiou e continuará guiando em Sua misericórdia que é sem limites. 

    Como franciscano, comecei um itinerário que mudou minha vida como pessoa humana, como cristão e também o modo de enxergar as coisas ao meu redor. A cada dia procuro olhar e contemplar a realidade que me cerca como o Poverello de Assis, um homem apaixonado pelo Cristo Pobre e Crucificado. 

    No ano de 2011, em Recife/PE, comecei meus encontros vocacionais na Ordem do Frades Menores e o estilo de vida dos frades me fez querer dar sempre mais passos nessa caminhada. Vejo que foi tudo providencia de Deus que usa de tais meios para nos atrair ao seu amor. Em 2013, entrei no Postulantado da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil na cidade de Triunfo/PE onde permaneci dois anos. Foi certamente um tempo de graça, de crescimento espiritual e humano onde pude fazer um processo de olhar minha vida à luz da Bondade de Deus que sempre me guiou, mesmo quando tudo parecia ser sombras. 

    No ano de 2015, vesti o hábito franciscano na cidade de Lagoa Seca/PB para vivenciar o ano de Noviciado, chamado de ano da provação. Aí pude a cada dia mergulhar no mistério do chamado de Deus à vida franciscana. Apesar das crises e momentos de dúvidas, O Senhor me convidou a adentrar sempre mais no amor a esse estilo de vida. 

    Em 2016, realizei minha Primeira Profissão religiosa que, na minha reflexão, a realizei para toda vida, pois no Senhor devemos viver em tempos de eternidade. Nos tempos de luzes e sombras, alegrias e tristezas fui ensinado que a vida em Deus é sempre o caminho mais seguro e que somente Nele nossa alegria é para sempre. 

    Hoje, às portas da Profissão Perpétua, quero confirmar para sempre, para a eternidade, o compromisso que um dia assumi no Batismo e que agora quero viver na radicalidade da consagração a Deus. Em favor do Seu povo, quero com alegria e liberdade de coração deixar-me consumir no amor de Deus como frade menor na Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. 


Fonte: Comunicação Provincial | Frei João Pedro e Frei Elivânio Luiz, OFM
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma