FREI LUCIANO MACIEL PINHEIRO, 100 anos de amor a Pesqueira

O legado e a história de Frei Luciano, foi celebrado com júbilo pela comunidade pesqueirense na Paróquia Imaculada Conceição pela passagem do centenário de seu nascimento.

Notícias

28.09.2022 10:36:34 | 3 minutos de leitura

FREI LUCIANO MACIEL PINHEIRO, 100 anos de amor a Pesqueira

No dia 11 de setembro de 2022 no Convento dos Franciscanos de Pesqueira- PE, celebrou-se com júbilo o centenário de nascimento do Frei Luciano Maciel Pinheiro OFM que já se encontra junto de Deus. A celebração é motivada pelo reconhecimento e gratidão pelos 20 anos que ele morou e serviu na cidade de Pesqueira cuidando da vida das pessoas espiritualmente e socialmente com muito carinho, zelo, caridade e com sua voz profética.


Frei Luciano, encaminhou muitos jovens para fazerem a experiência da vida franciscana e muitos hoje são Frades, como por exemplo Frei Jurandir Caetano que presidiu a celebração.


Participaram da celebração um grande número de fiéis, os frades da fraternidade local, o Ministro Provincial Frei João Amilton com alguns frades do Convento de Santo Antônio de Recife, Pe. Fábio Pereira Vigário geral da Diocese de Pesqueira e Pároco da Catedral de Santa Águeda e Pe. Reginaldo Mazon.


Frei Jurandir Caetano, durante a homilia lembrou da convivência com Frei Luciano durante os seus primeiros passos vocacionais. "Eu posso testemunhar a alegria de encontrar Frei Luciano com seu ar cômico que sempre nos falava algo ao coração." lembrou o frade. 


Ao final da celebração, os presentes foram motivados a partilhar um pouco sobre a vida de Frei Luciano. Frei João Amilton em suas palavras agradeceu a Deus pelo trabalho realizado pelo religioso na comunidade franciscana local e ainda por saber que seu legado continua. O Vigário Geral lembrou que sua presença estava presente em toda diocese que exalou o carisma franciscano para a região. "Toda essa região deve muito a Frei Luciano e juntamente com ele todos os frades da Província que fizeram um trabalho de evangelização nestas terras." frisou Padre Fábio. Outros fieis lembraram ainda a paternidade, o cuidado e a amizade do frade franciscano. "Queremos amar os seus pobres, queremos amar os seus doentes, queremos amar os que o senhor mais amava. Quanta saudade! Mas queremos a partir de sua santidade fazer acontecer sua missão no meio de nós." lembrou uma paroquiana. 


Além da celebração Eucarística, os presentes tiveram a oportunidade de fazer uma visita aos restos mortais de Frei Luciano, que se encontra em um jazigo na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes no Convento dos Franciscanos de Pesqueira. Diante de tamanho exemplo, um pedido é um só: Que ele esteja junto de Deus rezando pelo povo pesqueirense.


Conheça Frei Luciano Maciel Pinheiro


Nasceu em Gravatar-PE aos 12 dias do mês de setembro de 1922. Seu nome de batismo -“Severino”; - filho de Brás e Luíza Valeriano. Em sua adolescência morou em Recife com a tia Zebina Bezerra e desde os 12 anos aspirou à vida religiosa franciscana, tendo professado na Ordem Franciscana Menor aos 22 anos de idade. Ordenou-se sacerdote aos 25 anos. Morou no Amazonas, mais tarde, em Igreja Nova-AL, de onde foi transferido para Pesqueira em janeiro de 1973. Em Pesqueira, viveu 21 anos e se destacou por sua humildade, caridade, amor aos pobres e por sua missão de evangelizar na Zona rural e na cidade. Frei Luciano faleceu no dia 8 de dezembro de 2009 no Convento do Recife. 

(Diocese de Pesqueira)


Fonte: Eronice | Comunicação Provincial
Imagem: PASCOM - Paróquia Imaculada Conceição Pesqueira, PE
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma