Frei Luiz Antônio partilha sobre sua experiência no Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras)

Vivenciando o período do Estágio Fraterno Missionário, Frei Luiz Antônio compartilhou com o nosso site como foi o primeiro mês junto ao Sefras na capital paulista. Acompanhe!

Notícias

02.03.2023 11:36:15 | 1 minutos de leitura

Frei Luiz Antônio partilha sobre sua experiência no Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras)

        Faz parte do itinerário formativo da Província de Santo Antônio do Brasil um Estágio Fraterno Missionário, entre os estudos acadêmicos, que visa buscar aprofundar os valores específicos da espiritualidade franciscana numa realidade concreta. Assim como Francisco, que buscou retribuir ao Senhor todo o bem que havia recebido, o frade de profissão temporária se lança em uma experiência específica para continuar vivendo as dimensões do carisma iniciado pelo santo de Assis. 

        Quem vive este momento especial é Frei Luiz Antônio, que concluiu no final do ano passado sua graduação em Filosofia, e na primeira parte de seu estágio se encontra no Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras) para aprofundar cada vez mais sua vocação. Acompanhe o relato do jovem frade:

        Paz e Bem irmãs e irmãos! Quero partilhar um pouco com vocês sobre este meu primeiro mês aqui no Sefras, local que escolhi para minha experiência fraterno missionária. Aprendi, ao longo de minha pouca caminhada, que a vocação franciscana é estar ao lado dos pequenos e marginalizados de nossa sociedade, da mesma forma como fez São Francisco lá na pequena cidade de Assis. Quando Francisco, em um dos seus encontros, se deparou com o leproso se aproximou dele e o beijou. Francisco disse que “aquilo que era amargo se tornou doçura”. Nós também, como franciscanos, somos convidados, pelo mesmo Francisco, a enxergar o Cristo nos leprosos de nossa época. 
 
     O Serviço Franciscano de Solidariedade segue estes passos. Atendendo inúmeras pessoas todos os dias em seus variados serviços, o Sefras conta com as Casas Franciscanas, que atendem a população em situação de rua; o Projeto Perfeita Alegria, com crianças e Adolescentes em vulnerabilidade social, estando aqui em São Paulo no bairro da Luz e no Jardim Peri, zona norte da cidade; a Casa de Clara que é um serviço de atendimento às pessoas idosas, no bairro Belém e a Casa Franciscana Móvel que é um ônibus que percorre toda a cidade de São Paulo, com Psicólogos e Assistentes sociais, fazendo o atendimento do povo que está na rua, sofrendo alguma situação de violência e violações de seus direitos. Também está vinculado ao Sefras o Crai e a Casa de Assis que acolhem os imigrantes. No Rio de Janeiro está presente na periferia das cidades de Caxias e Petrópolis.  Esses serviços atendem a um público diversificado, que está em situação de vulnerabilidade social. 

        Partilhando um pouco de como está sendo a minha experiência aqui nos serviços do Sefras: Cheguei faz pouco mais de três semanas e está sendo uma experiência rica, de muitos aprendizados e humanizadora. Aqui frequentamos os projetos, conhecendo-os mais profundamente, e vamos sempre uma vez por mês aos Projetos do RJ.  O contato com as crianças, os jovens e o povo em situação de rua, que chega até nós com suas dores, com suas histórias de vida diferentes, poder tocar mais de perto a realidade deles, faz com que a gente entre em um processo humanizador muito maior. Isto porque não é apenas dar o alimento é escutar, olhar no olho. Muitos até nem querem comer, mas apenas serem ouvidos.

        Gostaria de frisar aqui, as várias ações que encheram meu coração de esperança. Primeiro ver que os atendidos pelo serviço podem sentar-se à mesa, que para muitos, em suas realidades cotidianas, é substituída nas ruas pelo chão das calçadas e avenidas. Este pequeno gesto dá dignidade à pessoa humana. Segundo o próprio convívio e a partilha de vida, que faz muito bem para todos. O terceiro a própria alimentação, que é de boa qualidade por sinal. Temos a oportunidade de comer junto com eles, no mesmo espaço, mostrando nossa fraternidade.

        Para mim está sendo uma experiência muito fecunda que vou levar para vida, ainda mais porque estamos em plena Campanha da Fraternidade 2023, que nos convida a olhar para a realidade da insegurança alimentar em nosso País. Tocar diariamente na fome de alimento e de atenção de tantos que chegam por aqui me faz, cada vez mais, assumir o carisma que um dia disse sim e que me convida a, diariamente, renovar o desejo de continuar encontrando o Senhor nos pequenos de nosso tempo. 

        Em meio às desigualdades sociais existentes na grande cidade de São Paulo, onde poucos têm muito e muitos têm pouco, o trabalho aqui realizado é uma corrente de esperança que perpassa as grandes avenidas, becos e vielas, alcançando a vida daqueles que precisam. E não só destes, mas também dos inúmeros voluntários que buscam alimentar sua sede por justiça e paz. 

        Deste lugar, onde pulsa oportunidade, vida digna e solidariedade, quero propor a você, a também, neste tempo favorável da Quaresma, tomar uma decisão em querer enxergar com coragem a realidade ao seu redor, deixar-se iluminar pela própria Palavra de Jesus que nos convida a dar de comer e agir, mesmo que de forma simples, na certeza da construção do Reino de Deus. E assim, um dia, haverá “Pão em todas as mesas, a festa haverá e todos cantaremos o Aleluia” do Ressuscitado. 

        Que São Francisco e Santa Clara intercedam por nós, de modo especial pelos que mais precisam! Deus nos abençoe! Paz e Bem! 

Fonte: Frei Luiz Antônio | Comunicação Provincial
Imagem: Arquivo Pessoal
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma