Frei Paulo Araújo: A mudança em nossa Província só vai acontecer se houver conversão pessoal
No início de mais um dia de trabalhos capitulares, Frei Paulo durante a homilia convidou aos confrades a tomarem decisões por nossas conversões pessoais para que a Província seja restaurada e dê passos na vontade de Deus.
Notícias
11.01.2024 11:03:58 | 3 minutos de leitura

“Depois de a gente perceber um pouco a nossa caminhada através dos relatórios, da partilha de vida, a gente hoje é convidado já depois desse olhar sobre a nossa vida, sobre a nossa vida fraterna, nossa vida provincial a tomar hoje decisões e começar as discussões a respeito daquilo que a gente vai direcionar na nossa caminhada como frade menor, pertencente a esta província e a liturgia da palavra de hoje nos propõe uma reflexão.” Assim Frei Paulo Araújo deu início a sua homilia, baseado nos textos litúrgicos que apresentam o exemplo dos filhos de Eli, Hofni e Fineias e do leproso que pede a cura a Jesus.
A Celebração ficou sob a responsabilidade dos frades que compõem as fraternidades de Pernambuco e foi presidida por Frei Carlos Antônio, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Salgadinho, Olinda. Durante a homilia, o mestre do Postulantado provocou os frades sobre “Que tipo de atitude a gente vai tomar diante da realidade que nós nos encontramos?” apresentando opções de respostas para esta questão, Frei Paulo disse que a leitura do livro de Samuel nos mostra o exemplo daqueles que usaram do Sagrado segundo a sua vontade na busca de alcançar uma vitória que não veio e uma segunda imagem do evangelista São Marcos que mostra a atitude do leproso que se abre a vontade de Deus diante de Jesus, pedindo para que se for da vontade do Mestre, seja curado. O resultado dos dois fatos nos apresenta de um lado o fracasso dos filhos de Eli e do outro a dignidade que é restituída por aquele leproso. Diante dos exemplos Frei Paulo que também celebra seus 10 anos de ordenação sacerdotal, indagou se a fraternidade queria utilizar do sagrado para resolver as nossas situações ou será que diante da busca do sagrado da vivência do sagrado, perguntar ao Mestre o que Ele quer da nossa vida se ele quer também nos curar se ele quer também que nos conduzir a gente nesta caminhada.
Ao final da pregação, Frei Paulo ainda provocou a todos: “Falamos muito em mudanças na Província, mas precisamos entender que a mudança não vem do setor da província como uma entidade particular, ela é feita por nós no processo de mudança que assumimos. Ou a gente muda e a província também muda o a gente continua a utilizar-se do Sagrado e continua na mesmice, correndo risco de dar com os burros na água” e completou “nesse sentido meus irmãos nós estamos diante de uma decisão e acredito que na nossa celebração de hoje a gente se colocar como leproso: Senhor cura-nos, Senhor se queres restaura a minha saúde, restaura minha vida se queres”.
Citando o cientista Albert Einstein, o frade lembrou que não adianta querer resultados novos fazendo a mesma coisa, isso seria uma burrice e uma tolice e convocou a todos uma conversão pessoal, para que nossa missão provincial seja restaurada.
A programação deste quarto dia de capítulo será marcada pelos trabalhos em grupos com discussões sobre temas específicos da caminhada provincial que requer uma decisão para melhor caminhada. A palavra escuta no início da manhã ecoará nos grupos e se concretizará a partir da abertura ao Espírito Santo que conduz a Ordem dos Frades Menores.

Fonte: Frei Roberto Alves | Comunicação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil
Imagem: Frei Lorrane Clementino, OFM