Frei Urbano Kaup, uma vida tranquila e apaixonada por esporte

Acompanhe neste relato da Secretaria Provincial um pouco mais sobre Frei Urbano Kaup e seu testemunho como frade menor.

Artigos

24.10.2022 12:16:45 | 2 minutos de leitura

Frei Urbano Kaup, uma vida tranquila e apaixonada por esporte

Frei Urbano Kaup nasceu aos 23 de outubro de 1937 em Dortmund, Alemanha, diocese de Paderborn. Filho de Franz e Hildegard Lepper, Frei Urbano Kaup foi admitido ao noviciado franciscano no dia 09 de maio de 1965, emitiu os primeiros votos na Ordem dos Frades Menores no dia 15 de maio de 1966, professou os votos solenes em 02 de fevereiro de 1972, foi admitido à Ordem no grau do diaconato no dia 13 de junho de 1972 e foi ordenado presbítero no dia 01 de outubro do mesmo ano.

No exercício ministerial, foi guardião das seguintes casas: Mossoró/RN (1988) mas renunciou no mesmo ano, Salvador/BA (2000), Campina Grande (2003, 2006). Foi vigário em alguns conventos como Mossoró (2009) e João Pessoa (2012). Foi Vigário Paroquial em alguns lugares tais como a Paróquia de Cosme de Farias, Engenho Velho de Brotas, São Caetano e São Francisco do Conde, todas na Bahia. Foi Pároco em alguns lugares, tais como na Paróquia de São José Operário de Pernambués.

Atualmente Frei Urbano estava residindo na casa de Lagoa Seca/PB. No comunicado enviado pelo seu guardião sobre seu falecimento foi dito que Frei Urbano “vinha há alguns anos tratando um câncer de próstata, havia sido diagnosticado, há pouco mais de um mês com um mieloma pulmonar e ósseo, já na fase de metástase. Desde então foram proporcionados todos os cuidados paliativos possíveis, haja vista a idade dele (85 anos) não permitir mais o início de um tratamento mais invasivo. Na última segunda ele foi internado no Hospital da FAP, em Campina Grande, devido a complicações respiratórias. Inicialmente, reagiu bem, mas nesta última noite (22/10), dado o agravamento de sua respiração, foi encaminhado para a UTI, vindo a óbito nesta manhã (23/10)”.

Alguns fatos interessantes sobre Frei Urbano. Em março de 1972 competiu como membro da Federação Baiana de Tenis de Mesa no Campeonato Brasileiro de Tenis de Mesa que foi realizado em Itapetiniga/SP. Além disso, era um vibrante torcedor do Clube Náutico Capibaribe que é um clube desportivo brasileiro sediado na cidade do Recife, no estado de Pernambuco.

Fonte: Secretaria Provincial
Imagem: Frei Lorrane Clementino, OFM
Mais em Artigos
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma