Há um Novo Êxodo sendo escrito
Celebrando a Semana do Migrante, Frei Willames Batista apresenta um breve artigo sobre a realidade migratória como um novo Êxodo.

A realidade migratória está presente desde o início dos tempos nos primeiros grupos humanos, acontecendo por diversas circunstancias. Algumas vezes devido a mudanças climáticas a nível muito insuportáveis e outras por necessidades de melhor lugar para cultivo de seus alimentos e melhores chances de boas caças e pescas. Mas desde os tempos bíblicos, com o exílio da Babilônia e posteriormente a saída do povo de Israel, configura mais uma nova circunstância: interesses político-econômico.
É inevitável não sentirmos o triste caso de nossos irmãos que são obrigados, ainda hoje, a sair de sua pátria, deixando muitas vezes a sua família para trás. Os motivos tendem a ser o mesmo: a esperança de dias melhores. Dias esses que poderia ser em sua terra mãe, mas que, devido a ganancia de quem já de tudo pode ter, ficou fadado a se tornar uma utopia.
Até quando nós cristãos vamos ficar de braços cruzados, olhos fechados, coração endurecido e não ir para a missão que Moisés um dia foi chamado e Jesus Cristo reforçou ao doar seu sangue para que nunca sejamos escravos de ninguém e nem tampouco do pecado? Missão de libertar os cativos (Cf. Isaias 61:1), libertá-los de sua ideia de que não há saídas melhores para sua situação, saídas melhores do que se render a opressão de alguém que deveria partilhar que de muito tem nas mãos.
O profetismo que o cristão é convocado vem justamente para denunciar situações de opressão, da ausência dos direitos humanos que deveria ser uma prática natural do homem. São Tomás de Aquino retrata bem o quanto o homem sempre foi falho em exercer sua obrigação natural: ser justo consigo e com o próximo.
Frei Willames Batista do Nascimento, OFMFraternidade Nossa Senhora das Dores – Fortaleza - CEProfessor de Filosofia – Graduado pela Faculdade São Bento da BahiaGraduando no Bacharelado em Teologia pela Faculdade Católica de FortalezaAdministrador do Canal “A Arte de Ser” no Youtube
Frei Willames Batista do Nascimento, OFM
Fraternidade Nossa Senhora das Dores – Fortaleza - CE
Professor de Filosofia – Graduado pela Faculdade São Bento da Bahia
Graduando no Bacharelado em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza
Administrador do Canal “A Arte de Ser” no Youtube