Juventude Franciscana elege novo secretariado fraterno Nacional

Reunidos em Santa Luzia, Minas Gerais, jovens representantes que fazem parte da JUFRA se reuniram para celebrar a fraternidade e elegerem seu novo Secretariado Fraterno Nacional.

Notícias

25.02.2023 08:07:08 | 1 minutos de leitura

Juventude Franciscana elege novo secretariado fraterno Nacional

        No Chão da Juventudes: Semear e Cuidar. Foi este o tema escolhido para reflexão do 18º Congresso Nacional da Juventude Franciscana. O solo fecundo de cada fraternidade espalhado por todo o Brasil, se encontrou na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais na esperança de que mesmo em meio as rochas, Deus faz brotar flores, afinal, há pouco mais de 50 anos atrás, Frei Eurico havia profetizado que ao plantar flores nas janelas veremos quanta coisas lindas Deus fez com a JUFRA do Brasil.

        O Congresso aconteceu nos últimos dias 17 a 21 de fevereiro. E entre os participantes estiveram os jufristas representantes dos Regionais, Animadores fraternos, Assistentes Espirituais e Representantes de organizações parceiras. A programação contou com Celebrações, Místicas, plenárias, discursões a partir do Ver, julgar e Agir, lançando o olhar de todos para a "Jufra que queremos ser" a partir da eleição e do planejamento para o próximo Triênio. 

        Um destaque para os dias celebrativos, foi a presença de Carmem Lúcia Teixeira do Centro Cajueiro e assessora do Congresso que a partir do tema e relatórios provocou nos jovens a necessidade da construção de uma caminho místico para a JUFRA do Brasil a partir de verbos que geram movimentos, tendo como ponto de partida os dias de encontro para acolher, seguindo para 2024 com o semear e 2025 cuidar. Os simples verbos usados para definir os próximos anos, se unem a celebração jubilares dos próximos anos da Família Franciscana. Acolher o verbo Encarnado (800 anos de Greccio), o semear na mística do oitavo centenário da impressão das Chagas em Francisco e  o Cuidar com a celebração dos 10 anos da Laudato Si e dos 800 anos do Cântico das Criaturas.
        Outros destaques foi a celebração de abertura presidida por Dom Walmor Oliveira, Arcebispo de Belo Horizonte e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e ainda a Celebração dos 50 anos da Juventude Franciscana com partilhas, resgates e falas que mostra a história deste movimento franciscano. Entre as diretrizes assumidas para o triênio estão: 1.Promover  a escuta atenta das diversas juventudes para identificar os seus gritos e necessidades; 2.Construir uma comunicação em vista da cultura de paz atenta as novas linguagens; 3.Vivenciar e defender a economia de Francisco e Clara atentos a organização da Jufra e das necessidades das irmãs e irmãos; 4.Fortalecer o movimento da Sinodalidade e saída da Jufra para os espaços onde estão os jovens – periferias, escolas entre outros; 5.Denunciar e lutar contra todas as formas de injustiça e opressão que se estruturam em nossa sociedade.

O Secretariado eleito foi:
Mayra Santos  - Secretaria Fraterna Nacional 
Antonia Laís- Secretaria de Formação 
Graciele Silva- Secretaria Nacional para Área Norte 
Maiara Bulhão - Secretaria Nacional para Área Nordeste A  
Thaís Guerra - Secretaria Nacional para Área Nordeste B  
Jonas Souza-  Secretario Nacional para Área Centro-Oeste 
Luiz Viana -  Secretario Nacional para Área  Sudeste  
Aislan Viçosa -  Secretario Nacional para Área Sul  

20º Caderno Nacional de Formação dedicado a Santa Clara 

        O Congresso da Jufra do Brasil, foi um espaço fecundo para muitos momentos celebrativos, como por exemplo, o Lançamento do 20º Caderno de Formação. Enaltecendo a figura feminina de Clara de Assis, Gabriela Consolaro, que esteve no serviço de Secretaria de Formação no último Quadriênio, fez questão de destacar o papel da "plantinha de Francisco" e sua intercessão do último Secretariado Fraterno, em meio aos desafios como a Pandemia da COVID 19. 

        O Caderno formativo traz, entrevistas, discussões pertinentes abordando a vocação e proposta da Santa de Assis, e sua característica sinodal, textos dos regionais, que tratam sobre a Economia de Francisco e Clara, Serviços do Secretariado Fraterno Nacional e uma mensagem motivadora do Secretário Fraterno Nacional para o fim do quadriênio.

[Veja o Caderno aqui]

Frei Massimo Fusarelli: A Fraternidade é um anúncio profético para o  nosso tempo

        Em uma mensagem de vídeo enviada para o 18º CONJUFRA, o Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei Massimo Fusareli falou aos jovens a a partir da tradição franciscana que estes dias de Encontro e de fé deve ser um momento de motivação na vida cotidiana de cada um de acordo com o espírito de São Francisco e lembrou que "ser jovem Franciscano, é viver sua idade aberta ao futuro como discípulos de Jesus, no espírito de fé, fraternidade e na simplicidade de São Francisco" e ressaltou:  Não sozinhos, mas com outros irmãos e irmãs.

        Frei Massimo lembrou ainda o dom da Fraternidade e o quanto ela  é um anúncio profético e alternativo em meio a uma sociedade dividida, para semear esperança.

        Aos poucos, com a firme esperança, embalados por um processo de "alegrização" a Juventude Franciscana do Brasil vai semeando e cuidando dos frutos que virão na certeza de cultivar sempre Paz e Bem.

Fonte: Comunicação Provincial
Imagem: Arquivo JUFRA do Brasil
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma