Mensagem de Frei Massimo Fusarelli para a Festa de Todos os Santos da Família Franciscana
Neste dia 29 de novembro, celebramos a Festa de Todos os Santos da Ordem Seráfica. Acompanhe a mensagem do Ministro Geral, Frei Massimo Fusarelli para a ocasião.
Artigos
29.11.2022 15:07:05 | 2 minutos de leitura

A festa de Todos os Santos da nossa Família Franciscana propõe-nos a chamada à santidade no mundo contemporâneo. A santidade é um caminho que coincide com a vida do homem, sem excluir ninguém e sem limite de tempo. A santidade não é reservada para aqueles que são capazes de ficar longe das ocupações comuns para dedicar muito espaço à oração. A resposta ao chamado à santidade é "viver com amor e oferecer o próprio testemunho nas ocupações cotidianas" (Francisco, Gaudete et exsultate14).
A santidade vem de Deus e é um dom da graça, não o resultado do nosso próprio esforço.
Por isso, no caminho da santidade, a graça chega aos homens, surpreendendo-os nas suas condições reais: «Deus supera-nos infinitamente, é sempre uma surpresa e não somos nós que decidimos em que circunstância histórica encontrá-lo, porque não nos cabe determinar o tempo e o lugar do encontro» (GE 41).
Nos Santos da nossa Família encontramos sempre este vínculo com a vida quotidiana, que o Espírito Santo ilumina e faz crescer rumo ao dom da caridade.
Como franciscanos, o caminho da santidade é seguir Cristo pobre e crucificado, conformar-se a Ele e testemunhá-Lo com vida e palavra.
A vida segundo o Evangelho na oração constante, na alegria, na caridade incessante para com todos, através do serviço e da missão, são os ingredientes da santidade franciscana.
Boa festa!
Frei Massimo Fusarelli OFMMinistro Geral
Do Missal Seráfico (versão italiana):
A Ordem Seráfica sempre foi um viveiro de santidade: esta é a razão da sua vitalidade espiritual que a faz florescer perenemente.
Seus santos filhos (da Primeira, Segunda e Terceira Ordens) pertencem a todas as condições sociais e a todos os povos. Há mártires, médicos, sacerdotes, irmãos religiosos, leigos, virgens, santas... Uma imensa multidão reuniu-se em torno do grande Poverello, "levando o sinal do Deus vivo".
A Festa de Todos os Santos da Ordem Franciscana é celebrada neste dia, porque em29 de novembro de 1223, Honório III confirmou solenemente a Regra de São Francisco, que já havia sido aprovada verbalmente em 1209 por Inocêncio III.
O texto original da Regra está preservado entre as relíquias da Basílica de São Francisco de Assis.
Fonte: ofm.org