Mensagem de Páscoa do Ministro Provincial: Ele viu e acreditou
Acompanhe a Mensagem de Páscoa do Ministro Provincial para a Páscoa de 2024, que nos convida a fazer a experiência do discípulo Amado, de ver e acreditar para que assim possamos anunciar com confiança a ressurreição.
Artigos
03.04.2024 15:29:20 | 2 minutos de leitura

Prezados irmãos e irmãs,Paz e Bem!
A Páscoa é um tempo especial que traz consigo uma mensagem de paz e de esperança para todos aqueles que acreditam no amor de Jesus. No Evangelho de João que meditamos no Domingo da Ressurreição, somos instigados, a exemplo de Maria Madalena, Pedro e do Discípulo Amado, a dirigir o nosso olhar para o túmulo vazio e constatar que apesar do tempo "escuro da madrugada" que enche o nosso coração de medo e incerteza, "a luz da aurora" de um novo dia nos faz transbordar de Alegria e Esperança com a certeza da Ressurreição do Senhor.
O Evangelho nos mostra que a experiência do Ressuscitado vai se consolidando aos poucos nos corações daqueles primeiros discípulos e, por participação no discipulado de Jesus, também nos nossos corações. Assim, somos admoestados pelo Evangelho a purificar o nosso olhar em direção ao túmulo vazio para constatar, apesar do sentimento de medo e desânimo que muitas vezes quer "fazer morada" em nós e em nossas fraternidades, que o tempo de esperança e de paz chegou. Esse tempo é um momento novo que apura e renova a nova visão e nos direciona pelos caminhos da fraternidade e da "teimosa esperança" que alimenta o nosso caminhar com a certeza vibrante da nossa fé: O Senhor Ressuscitou verdadeiramente! Aleluia!
O apelo que o Evangelho do Domingo da Páscoa nos faz é que tenhamos o olhar e a atitude do discípulo amado: Ele viu e acreditou. Quem crê não se limita a práticas religiosas vazias, mas anuncia com confiança a ressurreição. "Se nós queremos encontrar com Cristo ressuscitado que é cheio de vida e de força criadora, devemos procurá-lo não numa religião morta, reduzida ao cumprimento e à observância externa de leis e normas, mas no local onde se vive segundo o Espírito de Jesus, acolhido com fé, com amor e com responsabilidade pelos seus seguidores".
Unidos em comunidade e guiados pelo amor do Cristo Ressuscitado, celebremos em cada fraternidade da nossa Província, em cada comunidade, em cada família com o coração pleno de júbilo pois é a Páscoa do Senhor, razão da nossa esperança.
Feliz e Santa Páscoa a todos!
Fonte: Frei Rogério Lopes, OFM