Mensagem do Ministro Geral para o Natal: Um convite à perfeita alegria
Em mensagem direcionada aos Frades Menores da Ordem, às Irmãs contemplativas da segunda Ordem, às Irmãs da TOR e aos irmãos e irmãs ligados à Família Franciscana, Frei Massimo Fusarelli convida a experiência da alegria vivida por São Francisco em Greccio.
Artigos
22.12.2023 21:30:02 | 2 minutos de leitura

A cada ano, por ocasião do Natal do Senhor, o Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores envia uma mensagem natalina direcionada à Família Franciscana. Chamando atenção para elementos próprios da espiritualidade franciscana, Frei Massimo Fusarelli a partir do trecho do Ofício da Paixão "Este é o dia que o Senhor fez, exultemos e alegremo-nos nele! Porque um Menino santíssimo e dileto nos foi dado e nasceu por nós no caminho e foi colocado no presépio, porque ele não tinha um lugar na hospedaria" faz o convite para em meio às sombras e pelas luzes da guerra e da violência em muitas partes do mundo, a alegria.
Na mensagem datada do dia 29 de novembro deste ano, dia dos 800 anos da aprovação da Regra Bulada, o Ministro chama ainda atenção para alguns males que são verdadeiros sabotadores da alegria e da paz, como a gula, a luxúria, a ira, a vanglória, o orgulho, a avareza, a acídia e a tristeza. Apresentando estes males, Frei Massimo os aponta como raízes para “a violência do terrorismo e da guerra, com tudo o que desencadeia, nos põe em contato com aquele poço profundo de pensamentos e sentimentos que corrói em nós a paz e a alegria”.
Como meio de fazer com que o Senhor venha iluminar as obscuras áreas presentes em nossas vidas, a mensagem propõe uma abertura para as virtudes que o Espírito infunde em nós e que nos recorda Francisco de Assis, inclusive seguindo suas pegadas "que em Greccio acolhe a vinda do Senhor na Eucaristia, onde «eis que diariamente ele se humilha, como quando veio do trono real ao útero da Virgem; diariamente ele vem a nós em aparência humilde; diariamente ele desce do seio do Pai sobre o altar nas mãos do sacerdote»" lembrando que "Paz, alegria e gemido da criação: não uma alegria barata, mas a perfeita alegria que Francisco amadureceu desde o Natal de Greccio até o encontro com o Senhor acolhido no Alverne”.
[Clique aqui] Leia a Mensagem na Íntegra
Fonte: Comunicação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil