Mensagem do Ministro Provincial para o Dia de Santo Antônio
Revestida dos louvores a Santo Antônio a Província dedicada ao santo no Brasil celebra sua vocação e missão no Nordeste.
Notícias
13.06.2023 10:55:18 | 3 minutos de leitura

A cada dia 13 de junho, ao celebrar o doutor Evangélico, a Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil também celebra seu dia com o renovado desejo de querer seguir os passos do santo português. Foi em 1584, que a Província portuguesa fundou a Custódia de Santo Antônio do Brasil dependente de Lisboa e com sede em Olinda. Este formato, seguiu até o ano de 1647, quando o Papa Inocêncio X concedeu a autonomia e em 1657 Alexandre VII elevou a Província.
A cada ano, para celebrar a vocação e missão, o Ministro provincial envia uma carta para os confrades e devotos. Este ano, a mensagem de Frei João Amilton lembrou Santo Antônio como defensor dos pobres e da vida e convidou a todos os leitores para fazer ecoar na vida o exemplo de nosso padroeiro, "a fim de que o seu modelo de virtude cristã, de dedicação aos humildes e oração contínua sejam estímulos para nos tornarmos uma Igreja em Saída e em constante sinodalidade."
Leia a mensagem na íntegra:
Caros confrades, irmãos e irmãs devotos e devotas de Santo Antônio,
É festa de Santo Antônio, “nosso amável padroeiro”! Temos a alegria de tê-lo como modelo a ser seguido na sua defesa aos pobres e à vida.
Com entusiasmo, somos convidados a celebrar em cada recanto da nossa Província a nossa vocação como Irmãos Menores junto ao Povo de Deus que devota sua vida ao “santo universal”.
Vivemos num mundo marcado por todos os tipos de sofrimentos que afetam a vida das famílias, de modo especial dos mais pobres, desde as crianças até os idosos. Unidos a Santo Antônio, vamos pedir a Deus Pai Todo Poderoso que proteja a vida de todos os seres humanos e os livre dos males deste mundo.
Façamos ecoar o exemplo de Santo Antônio nas nossas vidas a fim de que o seu modelo de virtude cristã, de dedicação aos humildes e oração contínua sejam estímulos para nos tornarmos uma Igreja em Saída e em constante sinodalidade.
Na certeza nos dada por Jesus de que Ele estará conosco todos os dias até o fim do mundo (cf. Mt 28,20) entendamos a vida e as virtudes de Santo Antônio como sinais da presença do Senhor entre nós que nos quer no mundo como mensageiros e praticantes da Palavra de vida.
Uma feliz e abençoada Festa de Santo Antônio!
Fonte: Comunicação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil