Mês da Bíblia 2022: Um aprofundamento no Estudo Bíblico a partir do Livro de Josué
O mês dedicado a palavra de Deus nos Brasil é celebrado em Setembro e a cada ano é proposto um livro para ser estudado e aprofundados nos círculos bíblico e nas comunidades,
Notícias
05.09.2022 11:30:56 | 3 minutos de leitura

Após refletir e aprofundar sobre o chamado de Deus no mês de Agosto, a Igreja do Brasil convida a todos os fiéis para realizar este mesmo movimento no mês de Setembro, agora dando mais atenção a Palavra de Deus. O mês escolhido e conhecido como Mês da Bíblia acontece por conta da Festa de São Jerônimo que celebramos no dia 30/09 que foi o encarregado por traduzir a sagrada escritura para o latim.
O desejo de que haja um maior aprofundamento no estudo das Sagradas Escrituras está também entre o pilares que regem as diretrizes Gerais para Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil aprovada em 2019, na 57º Assembleia Geral, e que seguem até 2023. Seguindo o costume das primeiras comunidades, o documento apresenta que foi a partir da palavra que os cristãos ouviam juntos e e eram por ela iluminados, que os mesmos procuravam discernir a experiência da vida em Deus, conscientes de que a fé provém da escuta (Rm 10,17).
Para que esse mês seja vivido de forma profunda, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética propõe um texto bíblico para estudo, e para este ano, o livro escolhido é o de Josué e o lema bíblico inspirador é “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (JS 1,9).
O subsídio preparado pela Comissão, já se encontra a venda nas Edições da CNBB e pretende indicar roteiros celebrativos que deseja conduzir os fiéis a este aprofundamento, pelos passos do povo de Israel, rumo à Terra Prometida. O material apresenta o Livro de Josué, que levara os leitores a perceber que Deus nunca deixa sem resposta as pessoas e comunidades que a Ele se confiam.
Livro de Josué
O esforço empreendido pelas tribos israelitas na conquista e ocupação das terras é tema principal do livro de Josué. O personagem principal de todo o livro é Josué, termo em hebraico que significa “o Senhor salva”.
O Senhor é uma divindade que segundo o texto-base, nos tempos de Josué, aparece entre tantas outras divindades, presentes nos cultos das religiões politeístas dos povos vizinhos. Todo o sucesso dos grupos liderados por Josué na conquista e posse da terra está condicionado a realizar a palavra do seu Deus, sem submeter-se também aos cultos estrangeiros.
“Não temos dúvida que esse livro soa como uma catequese para impulsionar o povo na conquista da terra. O livro de Josué é um autêntico testemunho de que Deus realiza a promessa feita ao seu povo Israel. Da escravidão para a posse da terra prometida”, afirma um trecho do texto-base.

Fonte: Comunicação Provincial | CNBB
Imagem: Frei Lorrane Clementino, OFM