Mês de Agosto, mês dedicado as Vocações

A Igreja do Brasil dedica o mês de Agosto às vocações. O objetivo central de um mês dedicado a este tema é para que haja um despertar no coração dos cristãos a cerca de sua vocação na Igreja e na Sociedade. Destacamos ainda neste texto a mensagem do Papa Francisco para o Dia de Oração pelas Vocações.

Artigos

01.08.2022 11:42:15 | 4 minutos de leitura

Mês de Agosto, mês dedicado as Vocações

    A Igreja reserva ao Mês de Agosto uma reflexão toda especial a cerca das vocações presentes na Igreja. No Brasil a cada domingo dedicamos a estas vocações especificas como por exemplo, a vocação sacerdotal, familiar, religiosa e laical. A dedicação deste mês surgiu em 1981, quando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em sua 19ª Assembleia Geral, com o objetivo principal de conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional, instituiu agosto como o Mês Vocacional. 


     A CNBB todos os anos lança materiais e momentos formativos para um maior aprofundamento vocacional. Neste ano o tema escolhido é: “Cristo Vive! Somos suas testemunhas” e a partir deste, a intenção é mostrar aos fieis que a partir da experiência com o Cristo ressuscitado, que é o centro de nossa fé, todo o cristãos se torna anunciador da experiência pascal, ao ponto de testemunhar aquilo que diz o lema deste mês: “Eu vi o Senhor!” (Jo 20,18)


     O Cartaz para a celebração deste mês este ano foi produzido pelo Padre Reinaldo Leitão, que é natural do Maranhão, sacerdote e religioso rogacionista, atualmente diretor da Revista Rogate de Animação Vocacional. O religioso descreve que "Na arte, o Cristo ressuscitado busca evidenciar a boa notícia, o autor da vida, do chamado vocacional e da missão. O Coração e mãos chagadas representam o amor, a doação e os desafios na promoção e no cuidado para com a vida, dom vocacional. A Cruz, de acordo com o padre Reinaldo, significa a vitória da vida sobre a morte, árvore da vida e esperança.  A mulher representa o primeiro anúncio e testemunho vocacional. A Luz e Caminho representa a fé que ilumina todo o itinerário e a missão vocacional. " (CNBB)


Um dia de Oração pelas Vocações


     Em todo o mundo, a Igreja dedica uma dia de Oração pelas Vocações. Neste ano o dia reservado para esta data que é sempre o IV Domingo da Páscoa, foi o dia 8 de Maio e o Papa Francisco trouxe como tema de sua mensagem: Chamados para construir a família humana, onde o Pontífice quis apresentar mais sobre o "amplo significado da «vocação», no contexto duma Igreja sinodal que se coloca à escuta de Deus e do mundo." 

     Tendo como base o processo Sinodal que vive a Igreja, o Papa Francisco descreveu ao longo da mensagem o real significado da palavra vocação  "não deve ser entendida em sentido restrito, referindo-a apenas àqueles que seguem o Senhor pelo caminho duma consagração específica." O Santo Padre apresenta que "Todos somos chamados a participar na missão de Cristo de reunir a humanidade dispersa e reconciliá-la com Deus. De modo mais geral, cada pessoa humana, antes ainda de viver o encontro com Cristo e abraçar a fé cristã, recebe com o dom da vida um chamamento fundamental: cada um de nós é uma criatura querida e amada por Deus, objeto dum pensamento único e especial d’Ele e somos chamados a desenvolver, ao longo da nossa vida, esta centelha divina que mora no coração de cada homem e mulher, contribuindo para fazer crescer uma humanidade animada pelo amor e mútuo acolhimento."

     O Papa conclui destacando a importância de cada vocação na Igreja e na sociedade comparando como ladrilhos dum mosaico, que já sendo belos vistos um a um, somente estando juntos é que formam uma imagem. Francisco diz que todas as vocações "concorre para um objetivo comum: fazer ressoar entre os homens e as mulheres aquela harmonia dos múltiplos e variados dons que só o Espírito Santo sabe realizar. Sacerdotes, consagradas e consagrados, fiéis leigos, caminhemos e trabalhemos juntos, para testemunhar que uma grande família humana unida no amor não é uma utopia, mas o projeto para o qual Deus nos criou!"

Acompanhe esta mensagem na íntegra

Fonte: Comunicação Provincial
Imagem: Frei José Hélio, OFM
Mais em Artigos
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma