Morre Bento XVI deixando um legado teológico e de coragem
O comunicado do falecimento do Papa Emérito, foi dado na manhã deste sábado pela Sala de imprensa do Vaticano e acolhido com tristeza e oração por todo o mundo.
Notícias
31.12.2022 11:57:50 | 1 minutos de leitura

O último dia do ano começou com uma notícia triste marcada pelo o encontro definitivo do Papa Emérito Bento XVI com a eternidade. O fim de um ano, o começou da vida eterna. O comunicado veio da Sala de Imprensa da Santa Sé por meio de Matteo Bruni: “Com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Assim que possível, serão enviadas novas informações”
Joseph Ratzinge nasceu Marktl am Inn, Diocese de Passau (Alemanha), no dia 16 de abril de 1927. Desde muito jovem com a educação cristã recebida de seus familiares soube vivenciar momentos dificeis como ver o episódio em que nazistas açoitaram o seu pároco antes da celebração da Missa. Foi ordenado em 29 de junho de 1951 e assim começou a trilhar um caminho de formação, participação em momentos especiais na história da Igreja e que o levou a no dia 19 de abril de 2005 ser eleito Papa. Após nove anos de pontificado, uma notícia que chocou o mundo contrastava com a humildade presente no coração do pontífice em reconhecer as faltas de forças para o serviço na Igreja, a sua renúncia (28 de fevereiro de 2013).
Depois da Renúncia, Bento XVI permaneceu no território do Vaticano morando primeiro em Castel GanDolfo e nos últimos anos até o dia do seu falecimento no Mosteiro “Mater Ecclesiae”, O simples e humilde trabalhador na vinha do Senhor, como se definiu no discurso de sua eleição, durante os últimos anos continuou fazendo algumas publicações, estudos. recebendo homenagens e como dito pelo Papa Francisco na última quarta-feira (28) silenciosamente sendo um apoio para a Igreja através das orações.
Frei Massimo Fusarelli, Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores deixou uma mensagem reconhecendo o dom de Bento XVI para a Igreja e para o mundo: "A Ordem dos Frades Menores une-se à dor pela perda do Papa Emérito Bento XVI, embora reconheça o dom que ele tem sido para a Igreja e para o mundo, e aprecia especialmente a sua proximidade aos lugares franciscanos e à teologia franciscana, especialmente através da sua pesquisa sobre São Boaventura de Bagnoregio, Médico Seráfico. O Senhor acolha o seu servo bom e fiel e torne fecunda a sua longa missão ao serviço do Povo de Deus e da humanidade."
As últimas informações sobre o velório o sepultamento do Papa Emérito são que o corpo do Papa emérito estará na Basílica de São Pedro para a saudação dos fiéis a partir da segunda-feira, 2 de janeiro. O funeral será na quinta-feira, 5 de janeiro, às 9h30 locais (05h30 no horário de Brasília) na Praça São Pedro, presidido pelo Papa Francisco. O Porta Voz do Vaticano informou ainda o desejo do Papa emérito e um funeral baseado na simplicidade.
O sentimento e a esperança presente nas palavras proferidas por Bento XVI, em entrevista a Peter Seewald para o livro autobiografado "Últimas conversas", ao falar sobre a morte: “Imagino que será tão belo como em nossa casa familiar” agora são concretas e reais na vida daquele que tanto buscou ver o falecimento não como fim, mas como um encontro.

Fonte: Comunicação Provincial