Morre aos 86 anos Dom Irineu Sílvio Wilges, bispo emérito de Cachoeira do Sul

Dom Irineu Sílvio faleceu nesta quinta-feira (17) e residia na Fraternidade Monte Alverne, de Porto Alegre.

Notícias

18.11.2022 11:47:08 | 1 minutos de leitura

Morre aos 86 anos Dom Irineu Sílvio Wilges, bispo emérito de Cachoeira do Sul

       Dom Irineu Sílvio Wilges em seus 86 anos de vida, tem uma longa história junto a Ordem dos Frades Menores em especial na Província de São Francisco no Brasil.  Em 1956, fez o Noviciado, no Convento São Boaventura, em Daltro Filho, na época pertencente a Garibaldi, RS. No mesmo Convento, de 1957-1958, fez seus estudos de Filosofia. Os estudos de Teologia foram realizados no Convento Santo Antônio de Divinópolis, MG, nos anos 1959 a 1962. Neste período, em fevereiro de 1960 fez sua Profissão Solene na Ordem Franciscana. Dois anos após, pelas mãos de Dom Cristiano Frederico Portela de Araújo Pena Portela, recebeu a Ordem do Diaconato, em Divinópolis, MG. E cinco meses após, em 15 de julho de 1962, foi ordenado sacerdote, em Divinópolis, pelo mesmo Dom Cristiano. 

       Junto ao Governo da Província Local e da Ordem exerceu serviços significativos. Em 1972 foi eleito Definidor Provincial. Em maio de 1978 foi eleito Vice-provincial, passando a residir na casa Provincial até janeiro de 1981, quando recebeu transferência, de novo, pra Vila Franciscana, com as seguintes nomeações: Vice-provincial; Vice- -mestre; professor de Teologia na PUCRS e Assistente das Religiosas. Três anos depois, em 13 de dezembro de 1983, foi eleito Ministro Provincial. E pouco tempo depois, em maio de 1985 foi eleito Definidor Geral dos Franciscanos, com residência na Cúria Geral, em Roma. Dali, em 1991, foi para Jerusalém fazer seu Ano Sabático. 

       A sua nomeação para integrar o Colégio dos Bispos aconteceu em 14 de junho de 2000 por João Paulo II e foi designado como Bispo Titular da diocese de Cachoeira do Sul. Sua consagração episcopal ocorreu pelas mãos de Dom Aloísio Cardeal Lorscheider, em 12 de dezembro do Ano Santo de 2000. Após quase 12 anos de episcopado, Dom Irineu Sílvio Wilges tornou-se Bispo Emérito, com residência na Fraternidade Monte Alverne, de Porto Alegre.

       A nota de falecimento de Dom Irineu ocorrido nesta quinta feira (17) foi feita pelos Freis Franciscanos do Rio Grande do Sul em nota da Secretária Provincial.  O religioso será velado a partir das 13h30 na Catedral Nossa Senhora da Conceição em Cachoeira do Sul. A nota foi ainda transmitida pelo site da Ordem dos Frades Menores e acompanhada pelo pedido "Confiemo-lo ao Senhor, rezando pela sua alma, a fim de que seja recebida na paz eterna dos servos bons e fiéis."

       Em nota a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil manifestou seu pesar pelo falecimento do bispo emérito e destacou a missão prelado franciscano.

"O prelado da Ordem Franciscana dedicou quase 12 anos ao episcopado brasileiro, conduzindo esta diocese. Nesse momento de dor olhemos para o Cristo ressuscitado e elevemos nossa gratidão aos céus em agradecimento à presença missionária de dom Irineu que desde sua nomeação pelo hoje Beato João Paulo II em 2000, sempre se dedicou com muito fervor ao pastoreio de seu rebanho.

Enviamos nossa saudação fraterna ao senhor, aos familiares, às comunidades da diocese e as nossas orações pelo descanso eterno do nosso irmão, dom Irineu Sílvio Wilges."


Fonte: Comunicação Provincial
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma