Mosteiros Clarianos do Nordeste celebram Capítulo Eletivo
Mosteiros de Campina Grande, Mossoró e Canindé vivenciam o tempo forte da caminhada com a visita da Presidenta da Federação Sagrada Família Madre Maria Francisca, OSC e a realização de Capítulos eletivos.
Notícias
28.06.2023 10:24:19 | 5 minutos de leitura

O Capítulo Eletivo em uma Comunidade Clariana, é um tempo em que mais intensamente se dedica a rever de forma pessoal e comunitária a prática da Forma de Vida no cotidiano do Mosteiro. É momento de se avaliar e se renovar na observância concreta do Evangelho, no dever de ser Irmãs e na fidelidade à missão de ser espelho, exemplo e sustentáculo da Igreja. É o tempo em que são eleitas aquelas que irão estar à frente da Comunidade no cuidado e serviço fraterno. O Capítulo é composto pela Visita Canônica e eleição da Madre e seu Conselho.
Já em seu início, a Segunda Ordem recebe de Clara o modo próprio de se realizar a eleição. Para isso ela dedica o capítulo IV de sua Regra à eleição da Abadessa, das Oficiais e das Discretas. Segundo o espírito evangélico de nossa mãe seráfica Santa Clara são as Irmãs que devem fazer a escolha da Madre, das Discretas e das Oficiais que são as responsáveis pelos vários ofícios dentro da Comunidade, por exemplo, as Mestras, a secretária, a ecônoma. A escolha tem seu fundamento no serviço e na comum utilidade de todas as Irmãs. Clara também aqui aparece inovadora e revela que na base do serviço da autoridade está a confiança das Irmãs entre si a partir do Evangelho. Não segue a forma das eleições monásticas de seu tempo, em que as interferências externas ligadas ao poder social e político era quem nomeava os superiores de acordo com interesses alheios ao verdadeiro bem dos Religiosos. O envolvimento de todas as Irmãs e a preocupação pela utilidade comum que norteia todo o processo do Capítulo nos leva a perceber que já na origem da Ordem Clariana, a prática da sinodalidade que a Igreja hoje nos indica como caminho para a unidade tão desejada por Jesus, era uma característica já bem vivenciada pela Ordem nascente.
Os mosteiros da Ordem de Santa Clara realizam a cada três anos seu Capítulo Eletivo. Momento este que é iniciado pela Visita Canônica realizada pelo Ministro Provincial da Ordem dos Frades Menores da Província na qual o Mosteiro está juridicamente unido, salvo o caso dos Mosteiros que se encontram sob a jurisdição do Bispo Diocesano nos quais ele mesmo faz a visita.
A Visita Canônica consiste primeiramente na escuta de cada Irmã, a iniciar pela Formação Inicial até à Madre Abadessa. O visitador tem também a missão de animar, exortar e dirigir toda a Comunidade com base na Palavra de Deus, à luz das Fontes Clarianas, das Constituições próprias da Ordem e dos novos documentos da Igreja. Faz parte também da visita, a revisão dos livros oficiais do Mosteiros: Crônicas, Atas, Economato, etc.
Em correspondência às novas indicações da Santa Madre Igreja, a Visita Canônica é também realizada pela Madre Presidente da Federação dos Mosteiros, fato que não substitui a presença do Ministro Provincial que continua sendo o Visitador Regular do Capítulo, mas colabora de forma única como quem escuta a partir de dentro, pois professa e experimenta a mesma forma de vida. Ela tem por dever, através da escuta e necessária exortação, analisar a vivência dos elementos vitais da Vida Contemplativa indicados na nova Constituição Apostólica do Papa Francisco, Cor Orans, dirigida a todos os mosteiros de Vida Contemplativa. Desde então, as Comunidades Clarianas têm recebido esta dupla visita em seus Capítulos.
No ato do Capítulo presidido pelo visitador, são eleitas a madre abadessa, a vigária e as Discretas que compõem o conselho da Comunidade, que para nós Clarissas chama-se Discretório. Na atualidade dos Mosteiros Clarianos todas as Irmãs de votos perpétuos têm direito a votar no Capítulo elegendo assim a Madre e as Irmãs Discretas. É costume, que todas as Irmãs, inclusive as Formandas deem sugestões para a escolhas nos demais ofícios necessários para a organização da vida comunitária, tornando-se assim visível a corresponsabilidade de todas no empenho da fidelidade à Forma de Vida abraçada.
Visita da Presidente da Federação e realização dos Capítulos
Três dos Mosteiros do Nordeste receberam entre os meses de Maio e Junho a Visita Canônica de Madre Maria Francisca, OSC, presidente da Federação Sagrada Família que reúne os Mosteiros da Ordem Santa Clara do Brasil. Madre Francisca mora no Mosteiro de Porto Alegre -RS e veio visitar os Mosteiros de Campina Grande-PB, Mossoró-RN e Canindé-CE que se preparam para a Eleição de seu novo Conselho para o próximo triênio.
No Mosteiro de Santa Clara de Campina Grande o Capítulo se realizou ainda com a presença da Madre Federal e contou com a presidência de Frei Sérgio Moura, OFM como visitador delegado pelo Ministro Provincial, tendo ocorrido entre os dias 31 de maio a 2 de junho. Irmã Maria Letícia da Trindade foi reeleita como Madre Abadessa. A Irmã Maria Francisca de Jesus Crucificado foi eleita Vigária, sendo a 1ª conselheira. A Irmã Maria Clariana de Jesus foi eleita 2ª conselheira. A Irmã Maria Beatriz do Santíssimo Sacramento foi eleita 3ª conselheira. A Irmã Maria Clarice de Jesus Eucarístico foi eleita 4ª conselheira.
O Mosteiro Fraternidade São Francisco em Mossoró-RN terá seu Capítulo no próximo mês de Julho e o Mosteiro do Santíssimo Sacramento de Canindé-CE em Agosto. Ambos Mosteiro recebeu nas últimas semanas a visita de Madre Franciscana para conversar com as monjas sobre a caminhada e refletir sobre a missão de cada espaço.

Fonte: Irmã Maria Chiara da Assunção, OSC | Comunicação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil