Nas celebrações dos 200 anos de fundação, a memória da fraternidade franciscana com as Religiosas da Instrução Cristã

Nos próximos dias as Religiosas da Instrução Cristã, presentes no Brasil, celebram o Bicentenário da fundação da Congregação que começou na Bélgica e encontrou solo fecundo e juvenil no Brasil.

Notícias

22.03.2023 17:54:31 | 9 minutos de leitura

Nas celebrações dos 200 anos de fundação, a memória da fraternidade franciscana com as Religiosas da Instrução Cristã

Pouco mais de 500 anos e 1.353,7 km separam dois jovens, que desde cedo carregavam em seus corações o desejo de entregar as vidas a Deus. Com os desafios próprios de cada época, Agathe Verhelle e Francisco de Assis abraçaram uma vida de austeridade e alteridade na busca de seguir os passos de Jesus interpelados pelo contexto social, político e religioso que os circundava. 

E é a partir da tentativa de entrelaçar estas duas histórias, que celebramos em 2023 os 200 anos de fundação da congregação das Religiosas da Instrução Cristã, que foi fundada em 1823 na Bélgica pela já citada Madre Agathe Verhelle. Com o êxito da missão e impulsionadas pelo desejo de levar a mensagem do Evangelho por todos os lugares, a partir daquilo que pedia o Papa Leão XII, foi crescendo no coração da Madre o desejo de expansão, até, passados 73 anos desde o início do apostolado das religiosas, criar raízes profundas na terra de Santa Cruz, o Brasil. O lugar para a primeira semeadura? O Convento São Francisco em Olinda. 

O novo mundo foi sendo desbravado por oito religiosas e uma leiga. De mar adentro (Duc in altum) o desejo de doar as suas vidas encontrou nos trópicos o lugar privilegiado. O ardente desejo de alcançar, evangelizar e cuidar de novos jovens era como um chama viva no coração das valentes mulheres que enfrentaram uma dura viagem. E foi em um espaço onde primeiro se estabeleceu o Carisma Franciscano no Brasil que as Religiosas da Instrução Cristã primeiro encontraram morada. Em uma época marcada pelas perseguições na Ordem dos Frades Menores, as religiosas como um sopro de esperança foi vivificando um lugar marcado por história e Evangelho. 
Contando mais de quatro séculos de existência, o convento de São Francisco, em Olinda, testemunhou fatos históricos e sociais que entraram para os anais da história do Brasil, da Ordem Franciscana e do mundo. No alto da colina, em um terreno doado por alvará do Rei Felipe II, o convento começou a ser erguido em 1585 graças às doações financeiras da terceira Franciscana Dona Maria da Rosa, quando o intuito dos Frades Menores de abrir uma missão nas américas é confirmado por seu ministro geral. Os Frades chegaram no mesmo ano e se instalaram no local. Em 1630, os Holandeses, que haviam invadido Pernambuco, Incendiaram o convento, bem como boa parte da Cidade de Olinda. Os Frades foram forçados a abandonar seu lar, porém, quando puderam retornar, depois da derrocada dos invasores, começaram a reconstruir sua casa primaz. O conjunto que se pode ver hoje, foi construído aos poucos, sendo finalizado em 1754. 

Os anos do Século XIX foram muito duros para a vida religiosa no Brasil, principalmente para os religiosos franciscanos. Por ordem do imperador Pedro II, os franciscanos ficaram impedidos de receber novos candidatos à vida religiosa. Segundo o decreto régio, isso só poderia acontecer se os religiosos tivessem autorização especial do governo. Isso foi fatal para a província franciscana. Nas últimas décadas do século, a província Franciscana de Santo Antônio Brasil contava com um número diminuto de frades, tornando a manutenção de seus conventos centenários praticamente impossível. É neste contexto, que as Religiosas da instrução Cristã chegam ao Brasil em 1896. 
 
Muitas características distinguem os discípulos de São Francisco, todavia uma das mais marcantes é a forma que os frades acolhem todos aqueles que se achegam a eles. Por isso, de muito bom grado, os religiosos abriram os braços às Irmãs recém-chegadas ao porto do Recife com o intuito de iniciar sua missão de educar os jovens em terras brasileiras. Assim, o primeiro convento franciscano do Brasil torna-se o primeiro convento e a primeira escola das Religiosas da Instrução Cristã no Brasil. Este detalhe é lembrado por Camila Maciel, ex aluna do Colégio Damas e Gerente de Comunicação e Marketing do CSC da Rede Damas Educacional que destacou “disponibilidade total e acolhida fraterna permitiu o início da missão das Religiosas da Instrução Cristã no Brasil, oferecendo o tempo necessário para que as irmãs belgas pudessem se estabelecer em um País tão diferente de suas origens”

Confirmando toda esta história, Camila diz que, “A história das Religiosas da Instrução Cristã se encontra com a dos frades Franciscanos no ano de 1896, quando as religiosas, vindas da Bélgica, chegaram ao Brasil e foram gentilmente abrigadas no Convento de São Francisco em Olinda. Naquele momento, o convento estava desabitado em razão das perseguições de que foram vítimas essa e outras congregações do Brasil durante o império. No início do século XIX, os frades retornaram ao Brasil, vindos da Alemanha e reocuparam o convento, tempo em que as religiosas passaram a morar no desativado Palácio do Bispo em Olinda, até o momento em que se mudaram em definitivo para o Recife no ano de 1901.”

O consentimento para permanência no Convento veio da Igreja Local e do Provincial dos Franciscanos. Por este motivo, foi surgindo os primeiros laços de fraternidade que se perpetuará na história da Ordem e da Congregação. 
Fraternidade que continua

Os pequenos encontros e partilhas no início da Congregação no Brasil foi aos poucos, ao longo do tempo, sendo alimentados com pequenas iniciativas que marcam a histórias das Damas no Brasil. Seja nos encontros da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), ou na Missão pelos estados do Nordeste, quando o assunto é evangelização, os carismas se encontram. 

Depois de mais de 120 anos uma prova forte desta unidade pode ser encontrada em Lagoa Seca na Paraíba. Lá a casa de formação das religiosas está presente desde o ano de 2006, quando ainda os frades assumiam as atividades da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Com as mudanças na missão, o que não mudou foi a proximidade e o desejo de fraternidade. Ir Débora Monteiro, que atualmente é formadora das Aspirantes na casa de formação em Garanhuns - PE, relata o contato com os freis quando ainda era formanda: "Em 2006, fui formanda em Lagoa Seca e lá estava sendo estabelecida a Casa de formação, mas antes as Irmãs já trabalhavam com os frades na cidade paraibana. As irmãs contam a profunda ligação das missões partilhadas com os frades. Quando fui formada, tive os frades como grande referência de vida religiosa consagrada. Não tem como não lembrar de Frei Zezinho que nos ajudava com algumas matérias de Teologia, Frei Robério com a direção Espiritual e Frei Emanuel com seu exemplo de amor à Missão. Foi um tempo que pude fecundar a minha vocação e a amizade com os frades. "
A casa de Postulantado e Noviciado continua na cidade. Ir. Celeste Bispo, Formadora das Postulantes e Noviças, em conversa com o nosso site partilha que “o convento de Ipuarana é porta aberta para nós e para quem ali chega. A amizade continua. Nosso postulantado e noviciado estreita a amizade em cada eucaristia, nas festas e na missão. "

As comemorações dos 200 anos

Para a celebração do bicentenário, as religiosas se unem a toda comunidade através de uma programação festiva para "Alegrar-se e fazer o Bem"

Dos dias 21 a 25 de março no Colégio Damas em Recife-PE acontece uma Exposição Fotográfica, iniciando a partir das 8h. No dia 23 de março o ponto de encontro é num momento de Adoração Eucarística que acontece na Capela do Colégio Damas, com início às 7h, seguindo até às 20h. 

O ápice das comemorações acontece no dia 25 de março com a Celebração Eucarística em Ação de Graças pelos 200 anos de fundação da Congregação. O Ginásio do Colégio Damas acolherá o evento, marcado para começar às 17h30. As pessoas que desejam participar, devem confirmar a presença pelo site: https://rededamas.questionpro.com/200anosRIC. A celebração também será transmitida pelo canal do Youtube das Religiosas da Instrução Cristã / Link: Celebração dos 200 anos do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã - YouTube*

Encerrando as comemorações, no dia 28 de março acontecerá uma sessão solene na Câmara dos Vereadores do Recife às 17h.

Ir. Patrícia Vasconcelos: "Somos a geração dos 200 anos das Religiosas da Instrução cristã"

Na construção desta matéria, ouvimos Ir. Patrícia Vasconcelos, que é Conselheira Provincial e Diretora do Colégio Santa Cecília em Fortaleza, Ceará. Conversamos sobre o que o carisma continua falando para as religiosas aqui no Brasil e os apelos que continuam a interpelá-las neste tempo. A religiosa lembrou que “ao longo desses 200 anos, nós buscamos, através das diversas gerações, ao longo da história, consagrar nossa vida e sacrificá-la pela juventude, buscando, através da educação formal ou informal, impactar pessoas para que pudessem impactar suas realidades. Nós fomos caminhando, buscando viver em comunidade, desenvolvendo a semente semeada no coração das religiosas a partir do tripé da humildade, fuga das honras e simplicidade. Inspiradas em Madre Agathe, buscamos revelar a face atual do Cristo educador a partir das realidades que estamos inseridas."

Sobre a celebração dessa data especial, Ir Patrícia lembrou ainda “que será vivenciada com muito fervor e gratidão, pois celebramos a fidelidade de Deus ao nosso carisma. E esperamos para os próximos 200 anos estarmos fortalecidas em nossa vocação, em nossa motivação e em nossos desejos de continuar formando pessoas para transformar as realidades. Queremos expandir o nosso carisma, que outros jovens sintam o apelo de Deus para o serviço do reino. Tornar o nosso carisma e nosso espaço de missão, podendo dialogar com a geração de nosso tempo"

Fonte: Frei Gilberto e Frei Roberto Alves
Fotógrafo: Religiosas da Instrução Cristã
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma