Nossa Senhora dos Anjos é celebrada em Penedo, renovando o amor a uma devoção mariana histórica na cidade

A Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, tem a Alegria te contar com um Convento em seu território dedicado à Nossa Senhora dos Anjos. Em Penedo, onde está localizado a Fraternidade franciscana, os fiéis celebraram um Tríduo em Honra a Padroeira da Ordem.

Notícias

03.08.2022 07:09:32 | 3 minutos de leitura

Nossa Senhora dos Anjos é celebrada em Penedo, renovando o amor a uma devoção mariana histórica na cidade

     O Convento dedicado à Nossa Senhora dos Anjos, datado do século XVI e que fica localizado em Penedo - Alagoas, celebrou neste dia 2 de agosto a Festa de sua padroeira. Através de um Tríduo, que deu início no dia 30 de julho e foi concluído nesta Terça feira, os fiéis puderam renovar diante da Padroeira da Ordem Franciscana o seu amor a esta devoção que já tem vários anos no município. 

     A programação de cada noite contava com a recitação do Santo Terço às 18h30, seguido da Celebração da Eucaristia, e reunia a participação de grupos e movimentos das paróquias da cidade. Logo após a celebração religiosa, os fiéis poderiam ainda participar da parte social com barraquinhas e momentos fraternos no pátio do Convento. 

     O tema escolhido para celebração deste ano foi: "Nossa Senhora dos Anjos, mãe do divino Amor, ensina-nos a amar mais." Dom Valdemir Ferreira, bispo da Diocese de Penedo, durante sua participação no tríduo, em sua homilia elencou vários títulos a Virgem Maria e convidou aos fiéis a pedir a Maria, que ela rogue por nós pecadores, para que possamos amar cada vez mais e melhor para assim construir o Reino de Deus. "É assim que rezamos diante da Rainha dos Anjos, ajuda-nos com nossos pecados, que nos afasta da face do Criador e nos rouba o entusiasmo de chama-la de Mãe. Maria mostra-nos Jesus e nos guia-nos a Ele, ensina-nos a aprender e a Ama-lo e fazer a vontade de Deus livremente por amor. É agora que precisamos e na hora de nossa morte, Amém." finalizou o bispo elevando junto com os devotos uma prece. 

     O dia 2, foi de movimento na Igreja Conventual. Durante toda manhã a Igreja recebeu os fiéis para orações pessoais e confissões. Logo cedo às 6h foi celebrada como de costume a Missa votiva a Santo Antônio abrindo a programação do dia. A Missa de encerramento dos Festejos, foi presidida por Frei Edilson, guardião do Convento de Santo Antônio em Recife - PE e concelebrada por outros frades que compõe a fraternidade local e provincial. Durante a homilia, Frei Edilson que é natural da cidade, interrogou aos presentes a partir do tema do Festejos, se de fato estamos amando. “Na escola de Maria precisamos aprender a amar. Não há lugar para indiferença. Maria nos apresenta seu divino Filho, o amor encarnado.” Lembrou o frade.  

     O frade franciscano lembrou ainda que o Convento Nossa Senhora dos Anjos é um espaço privilegiado para a Misericórdia. "Essa casa sempre foi vista por nossa Província e pelo povo penedense como a casa do perdão. Todos aqui devemos ter o sentimento de perdoados por Deus. Nós nos encontramos nesta casa que se enquadra a Porciúncula de Santa Maria do Anjos. Ela não está distante de nós, pois aqui nós também recebemos a Santa indulgencia, para sim aprendermos mais a amar."  frisou o religioso. 

     Após a celebração, uma procissão com o Andor de Nossa Senhora dos Anjos seguiu por algumas ruas da cidade levando alegria e a presença da Mãe para perto do povo e fazendo recordar a sua presença materna desde o início da cidade chamada de Vila do Penedo do Rio São Francisco. 


Fonte: Comunicação Provincial
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma