NOVICIADO: Uma jornada que se inicia

Os noviços partilham os primeiro mês do Noviciado Comum que deu início no Convento São Francisco em Olinda e que agora compõe a fraternidade do Convento Santo Antônio em Ipuarana PB. Retiro, vestição, momentos de lazer e formação e ainda a visita da Presidenta da CRB ao Noviciado estão presente no relato.

Notícias

28.02.2023 17:59:52 | 9 minutos de leitura

NOVICIADO: Uma jornada que se inicia

       Entre os dias 14 e 15 de janeiro deste ano chegamos ao convento de São Francisco em Olinda/PE. Éramos 10 Postulantes que iríamos formar a turma de noviços de 2023. Fomos acolhidos de forma calorosa pelo Frei Sérgio, Mestre dos Noviços, e por Frei César Lindemberg e Frei João Pedro, Guardião e Vigário, respectivamente, da fraternidade local.

       Nos dias que antecederam a Admissão ao Noviciado nós vivenciamos a experiência da Ermitagem, onde a partir do retirar-se pudemos silenciar, meditar a Palavra de Deus e contemplar os sinais da vontade do Senhor nesse novo ciclo que se iniciaria em nossas vocações. Seguindo o exemplo do Pai Seráfico que sempre buscava aproveitar todas as oportunidades para estar unido a Deus, fomos conduzidos pelo Frei Sérgio, numa imersão no ritmo de vida do noviciado, nos desprendendo de valores de dinheiro e celulares, bem como aprendendo a rezar as Horas Canônicas da Liturgia das Horas e nos adaptando a disciplina dos horários do santo tempo da provação. Houve alguns momentos formativos, onde conhecemos alguns assuntos como o Regimento Interno do Noviciado, as particularidades dessa etapa formativa e sobre a importância do uso hábito.

       No dia do grande mártir São Sebastião, 20 de janeiro, foi realizada a nossa Admissão ao noviciado. A celebração ocorreu pela manhã na igreja conventual de Nossa Senhora das Neves e foi presidida pelo Ministro Provincial, Frei João Amilton. Participaram da celebração alguns frades vindos de várias fraternidades da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. Frei Ronaldo César, Vice-Mestre do noviciado, também esteve presente, representando a Província de Nossa Senhora da Assunção – PRONOSA, para assim simbolizar esse vínculo fraterno existente entre as duas entidades, que é tão bem vivenciado no Noviciado Comum. Os noviços da turma de 2022, três sacerdotes Dehonianos, Frei Almir – OFMConv e alguns amigos e membros da comunidade também se fizeram presentes durante o Rito. 

       No ato da Vestição recebemos um hábito que já havia pertencido a outro frade, como também fomos auxiliados por outros frades na hora de pôr o hábito. Estes elos com outros frades trouxeram um grande simbolismo, indicando que toda a fraternidade está unida no caminho vocacional inaugurado por São Francisco no seguimento do Cristo humilde, pobre e crucificado. A celebração teve seu desfecho com as assinaturas da documentação oficial e um momento de fotos. Numa extensão da alegria por todo aquele dia e numa forma de confraternização todos nós partilhamos um almoço, ao som de muita música, conversas e risadas.

       Nos dias que se seguiram fomos inseridos na rotina da fraternidade de Olinda, sem deixar de colocar em prática toda a programação própria do noviciado.  Participamos de várias celebrações na igreja conventual e fomos calorosamente acolhidos por toda a comunidade. Orientados pelo Guardião colaboramos, pelas manhãs, nos serviços de manutenção e limpeza do convento. As tardes foram dedicadas às formações, que trataram de várias temáticas tais como: Liturgia das Horas, Sagrada Escritura, história da presença e missão franciscana naquela cidade e história do convento.

       Como não podia deixar de ser, tivemos alguns momentos de lazer e descontração durante nossa passagem pelo convento de Olinda. Além dos recreios da fraternidade, realizamos algumas visitas a alguns locais da cidade, como o Mosteiro de São Bento, o Seminário Maior, o Convento dos Carmelitas, a Catedral e algumas igrejas tradicionais de Olinda. Já em Recife participamos da celebração de Profissão Solene de alguns frades capuchinhos, na Basílica da Penha. Também visitamos a Universidade Católica de Recife -UNICAP, lá fomos acolhidos pelo reitor, o Pe. Pedro Rubens S.J (que inclusive em um outro dia nos ofereceu uma formação sobre a leitura da Bíblia a luz dos pensamentos do Cardeal Tolentino), e lá pudemos conhecer o museu de arqueologia, a sede da Reitoria e outras dependências da Universidade. Da cidade do frevo ainda conhecemos o seu Marco Zero, a sede do Provincialado (incluindo o Convento de Santo Antônio, guiados por seu Guardião, Fr. Edilson, e as igrejas da Ordem Terceira) e a famosa Igreja das Fronteiras, onde tivemos a chance de aprender mais sobre a história do grande Arcebispo, o Servo de Deus, Dom Hélder Câmara.

       Finalizando essa passagem pelo histórico convento de São Francisco de Olinda, houve dois momentos muito importantes. O primeiro foi o projeto “Portas Abertas”, realizado no dia 29 de janeiro, ele consistiu na abertura de áreas restritas do Convento, como alguns espaços da clausura, biblioteca colonial dentre outros, para visitação. Nós noviços participamos do projeto conduzindo os grupos de visitantes num tour onde oferecíamos informações históricas, artísticas e religiosas sobre a história do Primeiro Convento Franciscano do Brasil. O outro momento foi a celebração do aniversário do nosso confrade, Frei Abraão, no dia primeiro de fevereiro, onde ao som das marchinhas carnavalescas e no clima festivo que só a cidade de Olinda tem, todos pudemos celebrar o dom da vida do nosso irmão. Olinda e Recife marcaram profundamente e positivamente o início da caminhada nessa nova etapa formativa, trazendo para todos nós uma experiência de inserção na vida e rotina de uma fraternidade, como também pudemos sentir e aprender muita coisa com toda a cultura e alegria vibrantes, tão características do coração pernambucano. 

       Depois de toda acolhida, alegria e fraternidade dos confrades do Convento São Francisco em Olinda-PE viajamos na madrugada do dia 02 para a Paraíba com destino ao Convento Santo Antônio ou melhor Convento Ipuarana em Lagoa Seca-PB. Aqui também fomos muito bem acolhidos onde pudemos reencontra o povo bom da cidade de Triunfo-PE, conhecer os confrades da fraternidade local e celebrar com bastante entusiasmo os Primeiros Votos dos então noviços da turma de 2022 junto com nossas Províncias, seus familiares e amigos em celebração solene e sóbria tivemos a graça de testemunhar a entrega total de 08 jovens a Deus em Obediência, Nada de Próprio e Castidade. De fato esse momento inspira em nós noviços da turma de 2023 a sermos perseverantes e fieis Aquele que nos chamou. Não poderíamos esquecer que nesse mesmo dia a nosso confrade e irmão de turma Frei Luzinaldo Vital, OFM estava celebrando o dom de sua vida; no domingo dia 05 celebramos com devida importância e alegria em um recreio pra lá de animado a graça de sua vida. Como não só de momentos celebrativos vive o frade noviço começamos a desempenhar alguns trabalhos de limpeza dentro do Convento e também na Porciúncula. 

       No dia 09 pela manhã tivemos o encontro com Frei Anésio, um frade de 90 anos que mora em Ipuarana desde 1976 quando o convento ainda recebia vários jovens de todo o Nordeste para estudar. O Frei falou que Ipuarana já chegou acolher mais de 200 jovens, dá para imaginar o tamanho desse convento. Depois de uma rápida passagem pela história de Ipuarana o Frei nos levou para conhecer as dependências do convento. Entre os espaços e histórias percebemos que não se pode falar do convento de Ipuarana sem falar em Frei Anésio e vice-versa. Na noite do mesmo dia nós frades noviços nos mudamos do convento para a Porciúncula (porciúncula significa pouca porção de terra), que é um convento menor e bem aconchegante, ainda dentro das dependências de Ipuarana. Todos bem acomodados tivemos o sentimento de pertença. Como é bom está aqui! O noviciado na vida franciscana é o momento fundamental para formar em nós, 10 jovens saídos de várias realidades diferentes no território de nossas Províncias que abrangem todo o Nordeste, o “Ser religioso” e a aprofundar ou melhor mergulhar no espirito franciscano.

       Ah já ia quase me esquecendo, no último final de semana de fevereiro nós frades noviços tivemos um momento de formação com Frei Arthur sobre liturgia. Momento esse muito importante na nossa caminhada, pois nos ajudou e ensinou como celebrar bem e com sobriedade os mistérios da nossa Fé. Finalizando o final de semana tivemos pelo domingo a tarde um encontro com a Presidente da Conferencia dos Religiosos do Brasil (CRB), Irmã Eliane Cordeiro, Mercedária da Caridade. Iniciando com uma calorosa e alegre acolhida, toda nossa fraternidade reuniu-se com a Irmã para uma roda de conversa. Conhecemos um pouco da trajetória dela até chegar à presidência da CRB, também pudemos aprender sobre o funcionamento da conferência, além de tomarmos conhecimento dos vários desafios e metas que essa instituição tão importante para vida religiosa brasileira tem pela frente. Dos inúmeros temas da nossa conversa, dois se sobressaíram mais: a dimensão da missionariedade, principalmente a partir da missão intercongregacional que será realizada na Prelazia de São Félix do Araguaia e a dimensão da justiça, a partir do núcleo “Lux Mundi” (luz dos mundos), que consiste na ação de prevenção e proteção de vulneráveis na Igreja Católica. Com muita leveza, bom humor e sinceridade nós podemos refletir a missão da vida consagrada como sendo uma continuação da vocação radical doCristo no serviço profético, no amor aos empobrecidos e na construção do Reino de justiça. 

Presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil, visita o Noviciado Comum
Na tarde do último domingo, 26 de fevereiro, tivemos um encontro com a Presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Irmã Eliane Cordeiro, Mercedária da Caridade. Iniciando com uma calorosa e alegre acolhida, a nossa fraternidade reuniu-se com a Irmã para uma roda de conversa. Conhecemos um pouco da trajetória dela até chegar à presidência da CRB, também pudemos aprender sobre o funcionamento da conferência, além de tomarmos conhecimento dos vários desafios e metas que essa instituição tão importante para Vida Religiosa brasileira tem pela frente. Dos inúmeros temas da nossa conversa, dois se sobressaíram: a dimensão da missionariedade, principalmente a partir da missão intercongregacional que será realizada na Prelazia de São Félix do Araguaia e a dimensão da justiça, a partir do núcleo “Lux Mundi” (luz do mundo), que consiste na ação de prevenção e proteção de vulneráveis na Igreja Católica. Com muita leveza, bom humor e sinceridade nós podemos refletir a missão da Vida Consagrada como sendo uma continuação da vocação radical do Cristo no serviço profético, no amor aos empobrecidos e na construção do Reino de justiça. 

Nossa gratidão à Irmã Eliane pela gentileza da visita ao nosso Noviciado Franciscano. 

Fonte: Frei Antônio Gabriel, OFM e Frei Cleones Santos, OFM
Imagem: Noviciado Comum
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma