O Convento Ipuarana em Lagoa Seca acolhe o 123º Centro de Renovação Espiritual

O Encontro é realizado pela CRB - Conferência dos Religiosos do Brasil, com momentos de reflexão, partilhas e celebrações, dentro das dimensões psicológica, teológica e apostólico-missionária.

Notícias

02.03.2023 11:54:51 | 1 minutos de leitura

O Convento Ipuarana em Lagoa Seca acolhe o 123º Centro de Renovação Espiritual

        O Centro de Renovação Espiritual (CERNE), iniciado pela Conferência dos Religiosos do Brasil em 1977, acontece este ano em sua 123ª edição, desta vez no Convento Santo Antônio de Ipuarana, em Lagoa Seca, Paraíba. O CERNE tem como objetivo proporcionar aos participantes uma oportunidade de fazer uma releitura de sua vida consagrada em todas as suas dimensões, de incentivar a vivência fundamentada no amor de Deus, motivando, através de uma vivência fraterno-sororal criativa, a revitalização dos relacionamentos interpessoais. Busca oferecer conteúdos atualizados que proporcionem um aprofundamento humano, sociológico e teológico-espiritual, e oportunizar a intensificação da vida de oração, com a ajuda do acompanhamento espiritual. 
        O espaço amplo que o Convento Ipuarana oferece proporciona momentos de encontro com o Sagrado em todas as perspectivas, ao acolher durante 40 dias 32 Religiosos e Religiosas vindos de diversos estados brasileiros como Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Bahia, Amazonas, Ceará, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Sul, e ainda de outros países como Portugal, Moçambique e Luanda (Angola). 

        Quem acompanha e coordena o grupo nesta edição do CERNE, que deu início no último dia 12 de fevereiro e segue até o dia 23 de março, são Irmã Zirlaide Barreto Mendonça, CP, e Frei Vanildo Luiz Zugno, OFMCap, assessores da CRB Nacional para a Formação Continuada, que tem como missão refletir e aprofundar temas como a realidade sócio-política atual, o revigoramento das relações comunitárias, a atuação da Vida Religiosa Consagrada na Igreja, nas diversas realidades onde os/as Religiosos/as estão inseridos, oferecendo uma experiência de revigoramento da vida, da consagração e da missão.

      Em conversa com o nosso site, o assessor Frei Vanildo, partilhou da alegria que está sendo estes dias com a diversidade cultural e de espiritualidade própria de cada congregação, que faz com que cada participante se aprofunde no sentido da opção feita um dia pela Vida Religiosa Consagrada. O frade capuchinho, ressaltou ainda a importância do Lugar para este momento, desde a acolhida dos frades e o empenho da fraternidade no bom êxito do encontro, até mesmo o contato com o Sagrado, a criação que o Convento franciscano proporciona.

        A cada semana, uma reflexão vai sendo construída entre os participantes e com a contribuição dos diversos assessores que se revezam, proporcionando, assim, uma vivência comunitária compartilhada e comprometida que tem como fio condutor uma vivência fundamentada no amor salvífico de Deus.
      
      Você já pode se inscrever no link abaixo para o próximo Centro de Renovação Espiritual – CERNE, que acontece em 11 de fevereiro a 21 de março de 2024 no Centro de Espiritualidade Flor Carmelis, em Mairiporã, SP. 

Pré-inscrição aqui

Fonte: Comunicação Provincial
Imagem: Irmã Simone
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma