Ordem Franciscana Secular do Brasil elege seu novo Conselho
A missão do novo Conselho Nacional é animar a fraternidade Nacional no triênio que segue até 2025, atendo como base também as prioridades acolhidas em Capítulo.
Notícias
22.08.2022 18:24:57 | 3 minutos de leitura

Reunidos desde o dia 18 de agosto na Pousada Convento da Conceição em Olinda/PE, em clima fraterno, de oração e reflexão, os capitulares participantes do XXXIX Capítulo Eletivo Nacional da Ordem Franciscana Secular elegeram o seu novo Conselho para o triênio 2022-2025. O início do processo eletivo deu início ainda no sábado (20), após a Deposição dos Cargos e foi conduzido pelo Ministro Geral, Tibor Kauser.
Maria José Coelho, foi reeleita como Ministra Nacional da OFS e Marco Antônio Rodriguez reeleito como Vice Ministro da fraternidade Nacional. Emanuelson Matias assume o serviço de Secretário do Conselho Nacional, Felipe Paiva Guedes reeleito como Tesoureiro, Bernadete Pereira foi escolhida como Coordenadora Nacional de Formação e Lourival Godinho como Assessor Jurídico.
Outra eleição realizada foi em relação aos coordenadores de áreas: Área Norte: Ailda Roberta Ouriques de Oliveira Gouveia, área Nordeste A: Iramar de Souza Franco, área Nordeste B: Helmir José Soares da Silva, área Centro-Oeste: Darilene Pereira da Silva, área Sudeste: Dirlene Loyola e área Sul: Célia Pletz
Um dos momentos muito significativos do Capítulo, foi uma Carta nomeada de Pacto de Olinda, onde as capitulares puderam assinar junto ao lugar onde se encontra o corpo de Dom Helder Câmara, se comprometendo com alguns temas. Entre os pontos presentes estava a opção preferencial pelos pobres, o cuidado da Criação, a Economia de Francisco e Clara, a busca de ser uma Igreja Profética etc.
A Missa de posse do novo Conselho e de Encerramento do Capítulo aconteceu no domingo (21) na Igreja do Convento onde aconteceu o encontro e foi presidida por Frei Tomás Ginga Panzo, OFMCap. Durante sua homilia, lembrando o Cântico de Maria o frade capuchinho ressaltou que este canto, deve ser o projeto para a fraternidade Nacional do Brasil para este triênio. "Agradecer diante de tudo, reconhecer as próprias limitações, mas sobretudo colocar-se a disposição da vontade do Senhor." frisou o celebrante.
"Estimemos nossas fraternidades e façamos dela um local para viver a reconciliação e a Misericórdia." pediu o celebrante que também compõe o CIOFS (Conselho Internacional da Ordem Franciscana Secular) No final de sua reflexão, o frade pediu ainda: "Não deixais morrer o carisma Franciscano nestas terras brasileiras. O futuro de nosso carisma também está em vossas mãos".
Após a Homilia, seguiu-se com o rito de posse do novo Conselho. Tibor Kauser, Ministro geral convidou os irmãos eleitos que logo prometeram servi os irmãos da Fraternidade Nacional da Ordem Franciscana Secular. O Ministro confirmou o novo Conselho, e convidou a todos a saudarem os irmãos lembrando a fraternidade.
Fonte: Comunicação Provincial
Imagem: Ordem Franciscana Secular