Paróquia de São Francisco de Assis em Campina Grande celebra 70 anos de ereção
19.07.2022 10:12:01 | 4 minutos de leitura
19.07.2022 10:12:01 | 4 minutos de leitura
Foi exatamente em 29 de Junho de 1952 que a Paróquia de São Francisco de Assis foi fundada, contando com o apoio de Frei Flaviano e Dom Anselmo, homens que tornaram esta casa um segundo lar para tantos que nela buscavam acolhimento. Por isso se torna tão importante fazer esta memória, para que vejamos quantos frutos surgiram desta caminhada, sempre lembrando todos aqueles que nos precederam. Recordemos com carinho todos os párocos que por esta casa passaram: como Frei Pio, Frei Arnaldo Motta, Frei Petrônio, Frei Dagoberto, Frei Lauro, Frei Urbano, Frei Jurandir, Frei Hermano Wiggenhorn, Frei José Teixeira, Frei Pedro Júnior e assim como o atual pároco, Frei Juscelino, com a sua atual fraternidade: Frei Hermano, Frei Sigismundo, Frei Almeida e Frei Zezinho, que assim como todos os outros, são responsáveis por tudo que a Paróquia de São Francisco representa nestes anos de caminhada. \r\n\r\nAs duas últimas grandes reformas da Paróquia, aconteceram entre 1980 e 1982, que contou com a Inauguração da Fachada da Igreja, que foi comemorada no 8° Centenário do Nascimento de São Francisco de Assis, onde foi celebrada por Dom Luiz, Frei Loiola e Frei Dagoberto. Assim por diante, a Igreja não teria passado por nenhuma outra restauração de grande porte, tendo em vista toda a sua estrutura. Até que no final de maio deste ano, foi lançada a campanha de restauração, seguindo então por dois meses em reforma, até a atual data.
A comemoração começou no dia 14/07, com a abertura do Tríduo Celebrativo, onde pela primeira vez a Igreja foi aberta ao povo após a restauração, onde o pároco Frei Juscelino, em procissão, adentrou com os fiéis pela nave central da Igreja abençoando todo o espaço. Seguiram então os dias do tríduo tendo sempre suas pastorais e comunidades como convidados. Até que no dia 17/07, no último domingo, foi celebrada com alegria a grande Solenidade de Entrega, que foi o ápice para todos. A celebração foi vivida com muito amor e devoção; a cada prece feita, a cara oração rezada, a cada lágrima de emoção e a cada sorriso agradecido. A restauração da Igreja não representou apenas uma atualização do templo, mas um novo capítulo que está sendo escrito na memória desta casa e nos corações de cada um que por aqui passam. Foram meses incansáveis de trabalho, de doações, de busca, movimentando todas as pastorais, movimentos, e comunidades, para que pudessem juntos, alcançar o ideal proposto.
A comemoração se fez também pelos 70 anos do Apostolado da Oração, que assim como a Paróquia, foi fundada no mesmo período. Portanto, recordemos todos aqueles que foram servos e servas desta comunidade, que doaram suas vidas para o crescimento desta casa, que ao longo do tempo foi tomando espaço no coração de cada um e levando sempre a Paz e o Bem em sua história. Na celebração houveram inúmeras homenagens, sendo das pastorais, comunidades e também do pároco Frei Juscelino, que em sua homilia recordou à todos que é necessário sempre buscar a restauração, seja do templo físico, mas acima de tudo do templo do nosso coração, para que estejamos sempre revigorados do Espírito Santo, e prontos para a caminhada rumo ao Pai, buscando sempre viver a unidade que o Próprio Deus nos ensinou. \r\n\r\nMas a caminhada continua, já que neste mesmo domingo, já foi anunciado para todos que a segunda fase da restauração acontecerá após a Festa de São Francisco de Assis - que carregará como tema o mesmo da reforma atual: "Vai Francisco e reconstrói a minha Igreja" -, no mês de outubro, onde será feita a restauração de toda a parte externa da Igreja e Convento de São Francisco.
Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.