Paróquia em Canindé encerra Festa de Nossa Senhora das Dores com um dia mariano

A programação repleta de atividades expressou o amor a Nossa Senhora presente no coração dos canindeenses que frequentam a Igreja das Dores durante todo o ano.

Notícias

16.09.2022 07:31:21 | 2 minutos de leitura

Paróquia em Canindé encerra Festa de Nossa Senhora das Dores com um dia mariano

               A intensa programação demonstrava o dia festivo dedicado à Nossa Senhora das Dores em uma Igreja dedicada em sua homenagem no centro da cidade de Canindé no interior do Ceará. Desde cedo os fiéis e devotos frequentaram a Igreja, a conhecida Igreja das Dores, para prestar sua homenagem ao título que carinhosamente tem um espaço no coração dos canindeenses.

               Durante os últimos dez dias os paroquianos aprenderam a partir da Virgem Maria como viver da Eucaristia a partir de momentos Eucarísticos e celebrações. A Festa já se tornou tradição na cidade conhecida pela devoção a São Francisco das Chagas e já está dentro do calendário da romaria que visita a cidade durante todo o ano.

        A primeira Missa do dia foi celebrada na Igreja às 10h e foi seguida da Adoração e Benção do Santíssimo. Na parte da tarde às 15h os fiéis rezaram o Terço da Misericórdia e em seguida de mais uma Celebração Eucarística no interior da Igreja. Seguindo a programação, às 17h houve a meditação da Coroa Franciscana,

        Após a meditação da Coroa Franciscana conduzida por Frei Francisco Rogério, os devotos saíram em procissão com a Imagem de Nossa Senhora das Dores por algumas ruas da Paróquia e durante o trajo, em frente a Basílica de São Francisco das Chagas, houve o encontro com a Imagem do Padroeiro da Paróquia que também seguiu em procissão. Na Igreja das Dores uma multidão de fiéis já aguardava a caminhada e o início da celebração que foi presidida pelo pároco Frei Francisco Edson, concelebradas pelo Guardião da Fraternidade Frei Antônio e o Reitor do Santuário Frei Gilmar Nascimento. O diácono Marcílio Gomes além de alguns serviços específicos na celebração dirigiu a homilia para a assembleia.

        O diácono apresentou em sua homilia que, celebrar a memória de nossa Senhora das Dores nos remete a graça de também hoje unir nossas dores e sofrimentos aos sofrimentos de Cristo e recordou ainda que esta devoção mariana mostra que antes de tudo, Maria não ficou isenta de passar pelos sofrimentos e tal atitude de Maria diante de seus momentos dolorosos nos ensina que quando passamos por momentos difíceis é preciso olhar para Maria e perceber a forma como ela soube abraçar todos os momentos de sua vida.

        A Memória de Nossa Senhora das Dores, que é lembrada desde o ano de 1814, traz em seu dia fixo uma mensagem muito profunda apresentada durante a homilia da celebração. “Sendo celebrada após o dia da Exaltação da Santa Cruz, vimos ontem que Deus oferece seu Filho para todos nós, hoje é o seu Filho que nos oferece sua Mãe para que possamos acolhê-la a cada dia em nossas vidas” apresentou o diácono que pediu ainda para alimentar uma filiação profunda com a Virgem Maria, rogando sua proteção e acolhendo seus ensinamentos.

        Ao final da celebração, aconteceu o arreamento da Bandeira e ainda uma promoção acompanhada de um convívio fraterno em prol das necessidades da Paróquia.

Fonte: Comunicação Provincial
Imagem: PASCOM - Paróquia São Francisco das Chagas Canindé, CE
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma