Paróquia Nossa Senhora das Dores de Fortaleza, em Festa
A programação festiva segue até o próximo dia 15 de setembro com momentos religiosos e sociais convidando a todos a viverem a proposta dos festejos deste ano de 2022.
Notícias
07.09.2022 13:39:14 | 3 minutos de leitura

O desejo de caminhar juntos em busca da construção de uma Igreja Missionária é o pedido e ao mesmo tempo a reflexão feita na Festa de Nossa Senhora das Dores deste ano na paróquia a ela dedicada em Fortaleza, no Ceará. Os festejos tiveram início na noite desta terça feira (06) e segue até o próximo dia 15 onde a Igreja celebra este título Mariano.
No último domingo (04) uma carreata percorreu as ruas do Bairro Otávio Bonfim motivando e convidando a todos para se unir como comunidade de fé para a celebração maior da Paróquia: A Festa da Padroeira. Embalados com música, oração e animação, os devotos acolheram e festejaram desde os primeiros momentos o exemplo da Mãe de Deus.
O primeiro dia da Festa começou com o hasteamento da Bandeira da Padroeira, seguida da recitação da Novena e da Celebração Eucarística presidida pelo Pároco Frei Macelo Freitas e acompanhada pela comunidade franciscana local, movimentos, paroquianos e os devotos que frequentam tradicionalmente a Igreja Franciscana devotamente as terças feiras para a celebração votiva a Santo Antônio.
Frei Macelo: "A mãe das Dores nos ensina que jamais devemos caminhar sozinhos"
Após a Liturgia da palavra próprias da terça feira da 23º Semana do Tempo Comum, Frei Macelo trouxe uma reflexão convidando a todos a aprender com Jesus e sua Mãe a seguir cada vez mais na unidade e como uma autêntica Igreja Missionária. Motivado pelo Evangelho de São Lucas onde Jesus escolhe os doze apóstolos para sua missão, o frade menor destacou que "Jesus escolhe outros 12 homens para estar no meio dele. Para não caminhar sozinho." e lembrou que assim também deve ser no meio da comunidade de Fé.
Motivando sobre a proposta dos Festejos deste ano, o pároco recordou que esta Festa é um momento de renovar o nosso desejo de caminhar juntos como verdadeiros missionários e missionárias. É isso que Nossa Senhora espera de cada um de nós: “testemunhar o amor de seu Filho onde estivermos inseridos” e frisou a missão educativa e acolhedora da Virgem Maria: "Esta mãe das Dores vai nos ensinando a cada dia de qual forma devemos caminhar. Essa mãe das Dores nos acolhe, carrega em seus braços, mostrando o quanto nos ama a partir do seu amor que transborda do Coração de seu Filho".
Direcionando ainda suas palavras a comunidade, Frei Macelo pediu: "Vamos buscar aprender de Nossa Senhora, a Mãe das Dores a querer compreender cada vez mais a vontade do seu Filho. Hoje iniciamos uma caminhada para aprender e crescer no serviço a comunidade, pois é isso que ela espera de cada um de nós. Escutemos o chamado de seu Filho Jesus que é revelado através de sua palavra".
Após a celebração Eucarística, como já é de costume, a parte social acolheu a todos no patamar da Igreja. Momento fraterno e de convívio social que motiva ainda mais a busca pelo desejo de caminhar juntos como irmãos e irmãs. Os fiéis podem adquirir ainda os produtos oficiais da Festa e outros sorteios para contribuir com as despesas e as atividades paroquiais.

Fonte: Comunicação Provincial
Imagem: PASCOM - Paróquia Nossa Senhora das Dores Fortaleza, CE