Paróquia Nossa Senhora das Dores em Fortaleza realiza ação em comunhão com a Jornada Mundial dos Pobres
Os serviços realizados na paróquia estavam voltados à estética, saúde e dimensão jurídica. A manhã de atividades foi realizada por agentes de pastorais sociais e a fraternidade franciscana local.
Notícias
21.11.2023 15:20:19 | 3 minutos de leitura

Segundo dados que constam no Boletim Desigualdade nas Metrópoles, elaborado em parceria entre o Observatório das Metrópoles, o PUCRS Data Social (da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e da Rede de Observatórios da Dívida Social na América Latina (RedOdsal), Fortaleza registrou o quinto maior aumento na desigualdade na comparação entre o 2º trimestre deste ano e o 2º trimestre do ano passado, em levantamento realizado em 22 metrópoles brasileiras. O aumento da desigualdade na Grande Fortaleza foi de 5,4%. Por trás dos números e dos dados, existem milhares de pessoas alojadas debaixo dos viadutos, nas praças ou mesmo passando necessidades em suas casas. As pesquisas não conseguem abarcar o mais profundo do coração das pessoas que vivem na pobreza, que desejam serem ao menos olhados e vistos de fato como irmãos. No convite de não deixar se afastar o nosso olhar do pobre, a Igreja realiza neste dia 19 a VII Jornada Mundial dos Pobres convocando a sensibilidade e a solidariedade.
Mas antes da data chegar, a Paróquia Nossa Senhora das Dores em Fortaleza, realizou neste sábado (18) uma ação que envolveu a fraternidade franciscana local e todas as pastorais da dimensão social para em primeiro lugar despertar nas pessoas o sentido do cuidado para com o próximo e abrir o coração de todos para cada vez mais assumir seu lugares na grande Família Universal.
A programação começou logo cedo no Salão Santo Antônio, com um momento de oração, seguido de palestra sobre primeiros socorros, aeróbicas e o café da manhã. Logo após, foram oferecidos serviços gratuitos de manicure, cabeleireiro, massoterapia, fisioterapia, atendimento jurídico nas diversas salas da paróquia.
O roteiro das atividades seguiu até o meio-dia em meios aos dilemas existenciais trazidos pelos filhos de Nossa Senhora das Dores, a esperança ficou visível em cada gesto realizado e estampado no sorriso dos agentes e daqueles que foram atendidos.
Trabalhos sociais na Paróquia Nossa Senhora das Dores
Com uma forte característica de comprometimento social, a Paróquia Nossa Senhora das Dores há 60 anos no Bairro Otávio Bonfim apresenta trabalhos em sua programação que favorecem o combate às desigualdades sociais. Uma vez por mês é ofertada gratuitamente assessoria jurídica na paróquia para esclarecimento de dúvidas, através da Campanha "Pão em todas as mesas" a comunidade paroquial contribui com alimentos que são distribuídos para as pessoas carentes e ainda serviços voltados para reciclagem e ainda os realizados semanalmente com a Pastoral da Pessoa Idosa.
Além destes, a Ordem Franciscana Secular local em sintonia com os frades menores e as pastorais sociais da Paróquia realizam todos os sábados a entrega de sopa para as pessoas em situação de vulnerabilidade social alojadas nas ruas de Fortaleza. A partir destes gestos concretos, os paroquianos também se tornam agentes concretos das mudanças sociais.

Fonte: Comunicação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil