PODCAST: Iluminar o tema da Campanha da Fraternidade, a partir da Palavra de Deus

O segundo episódio da série de podcast sobre a Campanha da Fraternidade 2023 convida a iluminar o tema: Fraternidade e Fome, tendo como lema: dai-lhes vós mesmo de comer.

Notícias

17.03.2023 19:43:34 | 4 minutos de leitura

PODCAST: Iluminar o tema da Campanha da Fraternidade, a partir da Palavra de Deus

Dentro da espiritualidade quaresmal, o processo de conversão exige atitudes concretas para que se colha dignamente os frutos pascais. A Campanha da Fraternidade todos os anos é um destes caminhos para mudança de vida e uma volta para o que é original de cada cristão: O seguimento de Jesus. Na busca de aprofundar a reflexão proposta pela CF deste ano, que tem como tema Fraternidade e fome e como lema "Dai-lhes vós mesmo de comer", a Web Rádio Santo Antônio e a Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, lança o segundo episódio da série sobre a Campanha. 

O episódio conta com a participação de Frei Jacir de Freitas, frade franciscano, doutor em Teologia Bíblica, atuando atualmente como professor de Cursos bíblicos populares online e presenciais; Padre Jean Poul, assessor para Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e Moema Miranda, teólogo, franciscana secular e atualmente lecionando a disciplina Conflitos Socioambientais no Instituto Teológico Franciscano. 

Fazendo um resgate bíblico do tema da fome na Palavra de Deus. Padre Poul partilhou que as Sagradas Escrituras "Apresenta, mostra e revela a preocupação de Deus com seu povo. Olhamos para o povo de Deus no deserto onde Ele se preocupa não somente com o alimento espiritual, mas também com o material a partir do envio do Maná. Assim se seguiu com os profetas pela denúncia da fome e a salvação como um banquete de ricas iguarias." O assessor das Campanhas da CNBB ressaltou ainda que “A fome não é um projeto de salvação, mas um projeto de morte. Pois Deus sacia seu povo, assim como diz o salmo, “com a fina flor do trigo”, sem resto, mas com o que tem de melhor.”

Continuando sua reflexão, o padre lembrou ainda a celebração Eucarística da comunidade de Corinto, apresentada por São Paulo, que não estava correspondendo àquilo que o Senhor havia ensinado: "A ceia era um momento baseado no Ágape fraterno, onde tudo é partilhado. O que estava acontecendo? Os mais ricos chegavam primeiro e comiam o que tinha de melhor, o que sobrava ficava para os pobres. Isso motivou Paulo a escrever para a Comunidade dos Coríntios, lembrando que se continuarem assim, não se comprometendo com a fome dos mais miseráveis, comungarão a sua própria condenação. "

A partir deste relato eucarístico, Padre Jean Poul lembrou da importância de não desassociar o tema da fome da Eucaristia, advertindo que este Sacramento é também um compromisso com os que sofrem.

Continuando o mergulho Bíblico, Frei Jacir apresentou, em sua fala, que a Igreja coloca três vezes esse tema da fome na história das Campanhas. Fazendo uma ligação com o número três, o frade lembrou que, a partir do ponto de vista bíblico, o 3 aparece várias vezes, como por exemplo, na Transfiguração, onde Pedro pede para armar três tendas, lembra a Trindade, lembra o terceiro dia da ressurreição etc. A partir desta introdução, o franciscano acredita que existem 3 tipos de fome: fome de pão material, que vemos tristemente em nossos dias, a fome de dignidade, que é básico para todos os seres humanos e a fome de Deus, que está ligada àquele que acreditamos. "Quando falamos desta última fome, lembramos que a religião tem em seu cerne a integração com o Sagrado e assim todas as nossas práticas devem promover esta união com Deus a partir da união com os irmãos. Religião tem a ver com justiça! Fome tem a ver com justiça!" frisou o frade.

Em meio às vozes masculinas, uma voz feminina. Esta é de alguém que busca, de forma atuante, estar próximo dos que sofrem. Moema Miranda que além de professora também atua em diversos grupos que unem a realidade da fé com a do social. Ela lembrou que no mundo da abundância uma parte expressiva da humanidade passa pela situação da fome. E definindo a fome disse: "fome é a situação extrema da negação de vida”. Ao lembrar da vida em abundância que o Senhor oferece a todos, a teóloga lembrou que "abundância não corresponde à acumulação ilimitada de mercadoria, mas, como fala o Papa Francisco, de saborear a vida e a presença de Deus em toda Criação."
Sua fala ecoou ainda quando pediu para que nossa vida fosse cristianizada, "para que assim, seguindo seus passos, possamos também nos doar e nos entregar pelo compromisso contra as estruturas de morte em nossos dias."

O podcast, que é produzido por Juliana Caroline e Frei Roberto Alves, pode ser conferido nas principais plataformas digitais através do perfil Web Rádio Santo Antônio e pelo youtube da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. 

Fonte: Comunicação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma