Podcast Ciranda Franciscana convida a ver a realidade da fome no Brasil

Conhecida por suas produções com reflexões acerca de temas voltados para o carisma franciscano, eclesial e social, a Web Rádio Santo Antônio volta a apresentar seus podcasts temáticos nas principais plataformas digitais.

Notícias

09.03.2023 22:18:52 | 3 minutos de leitura

Podcast Ciranda Franciscana convida a ver a realidade da fome no Brasil

Existe fome no Brasil? Esta pergunta está na cabeça de muitas pessoas que, com medo e sem a busca da verdade, vê os tristes números da fome em nosso país estampadas nos Jornais, na TV e na porta de nossas Casas como algo ilusório. A questão nos deixa a margem da verdadeira realidade em que nos encontramos com mais de 33 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar. Em forma de ciranda, mais uma produção da Web Rádio Santo Antônio, com a Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, convida a Ver esta dura realidade em nosso País a partir da Campanha da Fraternidade 2023. 

A produção de áudio contará com quatro episódios e, neste primeiro capítulo, terá a participação do Sociólogo e integrante do movimento Economia de Francisco e Clara Eduardo Brasileiro, o assessor para Campanhas da fraternidade da CNBB Padre Jean Poul, a Nutricionista Mestra Gisele Ramos e o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife Dom Limacêdo Antônio.

Tendo como alicerce o segundo capítulo do Texto Base da CF, os participantes foram conversando e analisando a atitude de Jesus, detalhada no Evangelho da Multiplicação dos Pães de São Mateus, salientando os verbos VER e SENTIR COMPAIXÃO, encontrados na pessoa de Jesus diante da multidão faminta. "Só não vê quem não quer, pois a fome é um índice muito grave que vemos em nosso país", ressaltou Eduardo Brasileiro sobre a necessidade da coragem e disposição para olhar e reconhecer a fome em nossa realidade, para que assim possam se concretizar atitudes para o combate dela. 

Padre Jean Poul propôs um resgate histórico sobre o que está no cerne da desigualdade em nosso país que gera o problema da Fome. Ele ainda ressaltou a importância da reflexão deste tema nas diversas mídias sociais para que chegue a um maior número de pessoas, convidando a fazer parte da “ciranda da fraternidade”. 

Um traço marcante nas produções de áudio da Web Rádio Santo Antônio são falas concretas dos temas expostos. Neste primeiro episódio da série, o podcast trouxe a participação da Nutricionista Gisele que teve a oportunidade de participar de uma Pesquisa em Salvador tendo um contato com diversas famílias, chegando à conclusão da dura realidade da fome na Capital Baiana. Gisele apresenta em sua fala a garantia do direito de todos a alimentação digna, envolvendo a totalidade dos aspectos que envolvem o ser humano.

A partir de dados, resgate histórico e uma análise de conjuntura, o podcast, de forma dinâmica e profunda, proporciona aos ouvintes mergulhar na temática da Campanha da Fraternidade, tentando de alguma forma responder os apelos neste tempo marcado, também, pelas obras. O áudio produzido por Juliana Caroline e Frei Roberto Alves, pode ser encontrado nas principais Plataformas Digitais e em breve em formato de vídeo em nosso canal no Youtube.


Fonte: Comunicação Provincial
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma