Pontifícia Universidade Antonianum assina um acordo energético com o Centro Islâmico da Itália

O acordo, é o primeiro de caráter inter-religioso e energético na Itália, sendo uma expressão de proximidade e diálogo com os irmãos do Centro Cultural Islâmico da Itália – Grande Mesquita de Roma

Notícias

16.03.2023 21:23:33 | 3 minutos de leitura

Pontifícia Universidade Antonianum assina um acordo energético com o Centro Islâmico da Itália

Segunda-feira, 13 de março, em Roma, durante a conferência "Energia da paz. Fazer energia para a paz", a Pontifícia Universidade Antonianum (PUA) e o Centro Cultural Islâmico da Itália – Grande Mesquita de Roma assinaram o primeiro acordo inter-religioso e energético na Itália. O documento expressa o desejo de "realizar um projeto compartilhado de comunidade energética entre a PUA e o Centro Cultural Islâmico da Itália como o primeiro exemplo vivo de profunda colaboração e sinergia entre as comunidades às quais pertencem".

Com este acordo, serão instalados painéis fotovoltaicos que permitirão a produção de 50 quilowatts no Generalato dos Frades Menores, 120 no Antonianum e 250 na Mesquita.

O acordo foi assinado para a PUA pelo Irmão Massimo Fusarelli, Ministro Geral e Grão-Chanceler, e pelo Irmão Augustín Hernández Vidales, Reitor Magnífico; para o Centro Islâmico da Itália pelo Dr. Nader Akkad, Imam, e pelo Dr. Abdellah Reouane, Secretário-Geral.

A importância do documento vai além das necessidades energéticas ou econômicas. Durante a conferência, o Irmão John Puodziunas, Ecônomo Geral da Ordem, explicou: "Começamos este projeto há cerca de seis anos; iniciamos o processo e fomos rejeitados duas vezes por várias razões, tanto para o Antonianum quanto para a Cúria Geral. Um dos valores que nos orienta nessa área é o do relacionamento: não fazemos as coisas sozinhos. Estamos trabalhando com outra pessoa, com outras pessoas. Não se trata apenas de benefícios financeiros, trata-se de orientação para a missão, trata-se da eficácia da missão, não apenas da eficiência das finanças. Portanto, a eficácia da missão é visível apenas no ato de assinar este acordo em conjunto".

O documento sublinha a importância de "convidar todas as pessoas que carregam no coração a fé em Deus e a fé na fraternidade humana a unir-se e a trabalhar juntas, para que se torne uma primeira oportunidade concreta para a Itália, com particular atenção à comunidade da cidade de Roma Capital". O Imam Nader também destacou a importância deste pacto: "É uma assinatura de época: não é pouca coisa produzir energia e doá-la. Nossas ações também se tornam um modelo para outras comunidades muçulmanas no mundo".

O Fr. Augustin, Magnífico Reitor da PUA, também explicou que "a assinatura faz parte do desenvolvimento da Licenciatura em Ecologia Integral na PUA; Queríamos assiná-lo em 13 de março, o dia do 10º aniversário da eleição do Papa Francisco".

Fonte: ofm.org
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma