Primeiro encontro da Rede de Comunicadores Franciscanos: Uma nova filosofia de comunicação

Notícias

21.06.2023 10:09:34 | 5 minutos de leitura

Primeiro encontro da Rede de Comunicadores Franciscanos: Uma nova filosofia de comunicação

Frei Faustino dos Santos, coordenador do Serviço de Comunicação da Província, e Frei Marcos Antonio de Almeida, um dos membros que compõem a Equipe Provincial, participaram do I Encontro da Rede de Comunicadores Franciscanos da Ordem dos Frades Menores. A convocação veio semanas antes da realização do evento e contou com a presença de frades que trabalham no serviço da comunicação  ao redor do mundo. 

Veja a matéria que foi produzida pela Ordem com nossa tradução livre:

No dia 21 de junho foi realizado o primeiro encontro da Rede Franciscana de Comunicadores por meio da plataforma digital Zoom; Mais de 40 pessoas participaram deste encontro, entre religiosos e leigos, provenientes de 27 Entidades OFM de todo o mundo.

O evento foi convocado e organizado pelo Gabinete de Comunicação da Cúria Geral e constituiu o primeiro passo para a criação de uma Rede em que participam comunicadores de todas as entidades da OFM. Os objetivos eram muitos: antes de tudo, conhecer um ao outro e estabelecer relações; depois, desenvolver estratégias para que a Ordem esteja mais presente no campo da comunicação, a fim de ser mais eficaz na missão evangelizadora e levar mais facilmente a mensagem franciscana ao mundo inteiro.

Fr. Massimo Fusarelli, Ministro geral, iniciou o encontro saudando os participantes. Aqui está um trecho de sua mensagem.

"Agradeço ao atual Diretor do Departamento de Comunicação, Fr. Evodio João, ao seu sucessor, Fr. Byron Chamann, que inicia no dia 1º de setembro, e aos seus colaboradores, porque nos últimos dois anos aprendemos juntos, também como Definitório geral, um nova e diferente filosofia de comunicação. Em primeiro lugar, percebemos que a comunicação não vai de cima para baixo; “comunicação em rede” significa que todos temos de estar mais atentos ao que se passa na periferia, para que o chamado “centro” possa buscar e voltar, dar a conhecer o que se passa. Queremos melhorar a forma como transmitimos São Francisco, nossa família e nossa Ordem: não uma falsa imagem, mas uma realidade concreta, quem somos, quem queremos ser e como queremos ser nestes vinte anos do século XXI. Este encontro pretende ser o primeiro passo neste longo processo, que trará muitos frutos, tenho certeza. Precisamos desta rede de comunicadores para partilhar informação, dar notícias, fazer crescer o pensamento e a forma de comunicar. Gostaríamos de receber de vocês, das Províncias e das diversas realidades da Ordem, informações, sugestões, preocupações: ouvir desde o local e pensar global e internacionalmente. São Francisco foi um grande comunicador do seu tempo, porque soube transmitir e fazer compreender a todos, começando pelo mais simples, uma nova forma de ler e compreender o Evangelho. Ele apresentou uma maneira totalmente nova de viver a vida religiosa, por isso atraiu tantos e foi rapidamente compreendido pelo mundo. Francisco sabia comunicar bem porque tinha uma vida para comunicar, que se sente, se transmite: Da mesma forma, não queremos comunicar apenas ideias ou imagens, mas uma vida real, e espero que o incentivo a comunicar melhor nos levará a viver verdadeiramente o Evangelho como irmãos, neste tempo entre os pobres, com o coração voltado para o Senhor".

No final, Fr. Massimo deu a palavra a Fr. John Wong, Definidor Geral e Delegado para as Comunicações, para saudar e ouvir os participantes: “Depois do Capítulo Geral fomos chamados a reestruturar a Cúria e, portanto, também o Departamento de Comunicações que não só deve comunicar dentro da Cúria Geral, mas também se comunicar no exterior. Por isso é importante criar uma rede de comunicadores e uma ligação entre os gabinetes de comunicação de toda a Ordem: estou ao vosso serviço e espero encontrar-vos e trabalhar com todos vós"

Logo em seguida, moderadas pelo Fr. Byron, todas as entidades se apresentaram: da América à Oceania, da Europa à Ásia, passando pela África, cada uma contou sua própria experiência no campo da comunicação: são muitos os desafios que se enfrentam a cada dia, às vezes os meios de comunicação são poucos, mas a “reestruturação” do campo da comunicação é de fato um processo que já começou.

O próximo passo será recolher as expectativas e propostas da "recém-nascida" Rede de comunicadores franciscanos: nos próximos dias será enviado um questionário aos participantes, cujas respostas serão processadas e apresentadas no próximo encontro da Rede, que terá lugar em setembro. [...]

Além do pessoal da Assessoria de Comunicação da Cúria, participaram do primeiro encontro da Rede Franciscana de Comunicadores as seguintes entidades:

Prov. dos Santos Mártires de Marrocos (Portugal)
Prov. de Nossa Senhora de Guadalupe (EUA e América Central)
Prov. de Nossa Senhora dos Húngaros na Hungria
Prov. de São Tomé Apóstolo (Índia)
Prov. Ss. Francisco e Santiago (México)
Prov. São Francisco de Assis (Brasil)
Prov. Imaculada Conceição (Brasil)
Prov. Assunção BVM de Río de la Plata (Argentina)
Prov. Santa Isabel (Alemanha)
Prov. Santo Antonio de Pádua (Filipinas) )
Prov. São Pedro Batista (Filipinas)
Prov. Santo Antonio (Brasil)
Fundação São Francisco (Rússia)
Cust. Sagrado Coração de Jesus (Brasil)
Cust. São Benedito da Amazônia (Brasil)
Cust. Santa Clara (Moçambique)
Província Santa Cruz (Brasil)
Província São Miguel Arcanjo (Itália)
Província Imaculada Conceição (Itália)
Província Seráfica São Francisco (Itália)
Província São Francisco Estigmatizados (Itália)
Província XII Apóstolos (Peru)
Fundação Fraternitas OFM (Itália) )
Obra Social de Santo Hermano Pedro (Guatemala)
Província Venceslau (República Tcheca)
Província Espírito Santo (Austrália e Nova Zelândia)
Ss. Sete Mártires da Calábria (Itália)

Fonte: OFM e Comunicação da Província
Imagem: Print da tela por Frei Faustino
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma