Confira a programação da Quarta feira de Cinzas em nossa fraternidade Provincial
O dia religioso, celebrado na quarta-feira 22 de fevereiro, marca o início dos 40 dias de preparação para a Páscoa do Senhor.
Notícias
17.02.2023 11:47:20 | 1 minutos de leitura

As cinzas, o jejum, os cantos e leituras com temas de conversão e penitência, usados na Quarta-Feira de Cinzas, marcam a celebração que dá início ao tempo da Quaresma. A partir do próximo dia 22 de fevereiro, o calendário litúrgico marca 40 dias que, estando no deserto fértil da Igreja, todos os cristãos são convidados a uma peregrinação rumo a celebração dos mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.
Embora a data não seja feriado nacional, este se torna um dia favorável para a busca da participação dos fiéis nas celebrações de suas comunidades para que, assim, possam ser introduzidos no tempo quaresmal e entender, a partir da mística litúrgica do dia, a fragilidade da vida humana que é alvo constante da imensa misericórdia de Deus.
Desde os primórdios da era cristã a celebração das Cinzas aparece como momento favorável de busca pela conversão pessoal e comunitária e ainda hoje apresenta este mesmo convite a toda a comunidade de fé para mudar de vida e aceitar o Evangelho como ponto norteador de sua existência. Sendo assim, o início do Ciclo Pascal é celebrado por todo o mundo cristão para que, marcados com o sinal das cinzas, os seguidores de Jesus assumam um caminho de preparação para a comemoração do mistério, que é a centralidade de nossa fé, o tempo pascal.
Acompanhe os horários e locais de celebrações em nosso território provincial:
Convento Santo Antônio, Lagoa Seca/ PB: 07h e 17h. Paróquia de São Francisco de Assis, Campina Grande/ PB: 09h e 19h. Paróquia Nossa Senhora do Rosário, João Pessoa/ PB: 07h e 17h.Convento São Francisco, Salvador/ BA: 09h. Paróquia Nossa Senhora das Dores, Fortaleza /CE: 6h30 e 18h30Paróquia Santo Antônio, Aracaju/ SE: 7h na Igreja Matriz e Igreja do Espírito Santo 6h e 19hParóquia-Santuário de São Francisco das Chagas Canindé/ CE: Quadra da Gruta 6h, 9h, 16h e 18h e Igreja das Dores 8hConvento Santo Antônio, Ipojuca/ PE: 19hParóquia Coração de Jesus, Olinda/ PE: 19hConvento Nossa Senhora dos Anjos, Penedo /Al: 6h
Fonte: Comunicação Provincial
Imagem: Convento São Boaventura