Quarto dia do V Congresso de Formação e Estudos é marcado pelo início das discussões

Frei José Hélio partilha a programação de mais um dia de Congresso que conta com a escuta, discursões e reflexões a cerca do Projeto da Formação da Província Franciscana de Santo Antônio. O momento de partilhas ajudarão a formar propostas que contribuirão com as decisões a serem tomadas no processo de renovação da Formação Provincial.

28.07.2022 21:29:07 | 1 minutos de leitura

Quarto dia do V Congresso de Formação e Estudos é marcado pelo início das discussões

O dia de hoje foi marcado pelo início das discussões em torno dos caminhos que deverão ser abraçados para cada etapa de formação. As reflexões que precederam esse momento muito ajudaram e prepararam a fraternidade provincial a desenvolver uma série de sugestões que ajudem a aprimorar nosso serviço na formação.

O dia foi intensamente dedicado a elaboração de propostas para a etapa do Acompanhamento Vocacional do candidato à vida franciscana, passou pela experiência do Postulantado e foi até o Noviciado. As demais etapas serão observadas posteriormente.

A dinâmica desta etapa do Congresso consiste em primeiro ouvir uma breve exposição acerca da realidade atual de cada etapa a fim de que se possa, a partir daí, fazer surgir novas possibilidades.

Depois dessa exposição breve, os membros do Congresso se dividiram em cinco grupos que puderam trabalhar de maneira mais específica as propostas para cada etapa de formação acima mencionada. Esses grupos elaboraram propostas que podem aprimorar o serviço de formação.

A seguir, as propostas foram socializadas para todo o Congresso e os membros puderam colocar alguma questão complementar ou até mesmo algum anseio que surgiu a partir da partilha das propostas. Todos têm voz. Frades, postulantes e noviços. Esse é um ponto de extrema importância porque o olhar que se lança para as questões conta com essa riqueza geracional.

O que se tem visto até então diz respeito a um caminho de renovação importante em torno da realidade de formação. A disposição de ferramentas que favoreçam o crescimento do formador em termos de capacidade de acompanhamento personalizado e humanizado é um ponto de vital importância. 

Até aqui as propostas estão sendo elaboradas e a reflexão aprofundada. Acompanhemos esses passos com confiança na graça de Deus que permanece conosco e ilumina os nossos caminhos. Que a graça Dele nos acompanhe nesse importante momento de graça e de renovação.

  • Quarto dia de Congresso de Formação e Estudos
  • Quarto dia de Congresso de Formação e Estudos
  • Quarto dia de Congresso de Formação e Estudos
  • Quarto dia de Congresso de Formação e Estudos
  • Quarto dia de Congresso de Formação e Estudos
Fonte: Frei José Hélio, OFM
Mais em
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma