Quatro jovens são admitidos ao postulantado franciscano
A celebração aconteceu na Igreja Conventual São Boaventura localizada na cidade de Triunfo em Pernambuco onde atualmente é a sede da etapa do Postulantado.
Notícias
15.07.2023 14:31:23 | 3 minutos de leitura

A cada 15 de julho, a Fraternidade Franciscana em Triunfo-PE, amanhece com tom festivo. Além de celebrar seu padroeiro, São Boaventura, a comunidade local se alegra com a chegada de novos jovens para a etapa do postulantado e compor a fraternidade local. Após o tempo do aspirantado e pré postulantado, os vocacionados dão este passo, no desejo de seguir Jesus do jeito de Francisco de Assis.
A celebração aconteceu de forma serena e simples na Igreja Conventual na manhã deste sábado, e contou com a presença da fraternidade local, do ministro Provincial Frei João Amilton e de frades vindos de outros lugares do estado. Dentro do rito, os quatro jovens fizeram o pedido para ingressar na etapa de formação, e assim, como outrora São Francisco, pediram ao Altíssimo e Glorioso Deus uma fé verdadeira, a esperança firme e um amor perfeito para fazer sua santa vontade.
A partir do texto do encontro com o Jovem que interroga Cristo sobre o que fazer para ganhar a vida eterna (Mt 19, 16-30), Frei João Amilton refletiu com os presentes sobre o chamado que ainda hoje o Senhor continua fazendo exigindo de nós uma resposta decidida e apaixonada pelo Reino. O frade lembrou ainda a importância do desapego e da renúncia para que possamos ainda hoje abraçar a missão que foi começada por Jesus e foi seguida por Francisco de Assis.
Como confirmação da entrada dos vocacionados no novo processo, os mesmos receberam um tau que faz memória do chamado que o Pai Seráfico recebeu do Cristo crucificado para restaurar a Igreja. Lembrando o trecho da carta de São Paulo aos Hebreus, o ministro Provincial pediu para que os mesmos mantivessem os olhos fixos em Jesus, iniciador e consumador de nossa fé.
Segundo os documentos da Ordem e Provincial: “O Postulantado é uma etapa necessária para a adequada preparação ao Noviciado, durante a qual o postulante confirma a própria determinação de converter-se através de uma progressiva passagem da vida secular para a forma de vida franciscana (RFF 179) e permite ao postulante verificar sua decisão de iniciar o seguimento de Jesus Cristo segunda a forma de vida de São Francisco (RFF 181), a partir do crescimento humano, do desenvolvimento da maturidade pessoal e social, do relacionamento pessoal com Cristo e a vontade de consagrar-se a Deus e doar-se aos irmãos e irmãs com uma experiência de serviço e de trabalho nas diversas formas de pobreza (cf. RFF 185).”
Os jovens admitidos ao postulantado são:
Cesar Augusto da Silva - Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Pedra – PEEduardo dos Santos - Paróquia Santo Antônio - Ilha das Flores – SEClaudiano Lima da Cunha - Paróquia São Miguel Arcanjo - Ipojuca – PEIran Filipe Oliveira Silva Rodrigues - Paróquia São Cristóvão - Capim Grosso - BA
Fonte: Comunicação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil
Imagem: Postulantado Franciscano