Retiro Provincial tem início com profissão e renovação dos votos na Ordem dos Frades Menores
Anualmente os frades da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, se reúnem para um momento de retiro, reflexão e oração.
Notícias
25.07.2023 16:12:39 | 3 minutos de leitura

Foi em torno da celebração da Profissão e renovação da Regra de alguns frades que deu início mais um momento de encontro Provincial no Convento Santo Antônio em Lagoa Seca PB. No final da tarde desta segunda feira (24), reunidos no Auditório central, durante a oração das Vésperas, o Ministro Provincial Frei João Amilton recebeu a renovação dos votos de Frei Clodoaldo de Jesus, Frei Mateus Jansen, Frei Igor, Frei José Carlos e Frei Genilson dos Santos e a profissão de Frei Roberto Alves.
Os votos feitos pelos mesmos de viver em obediência, sem nada de próprio e em castidade segundo a Regra aprovada pelo Papa Honório III ganhou eco entre os frades presentes que vieram participar do Retiro Provincial e encheu de significado as reflexões tecidas nos próximos dias que também terão como base o oitavo centenário da Regra Bulada de 1224. Os jovens frades atualmente estão no período de conclusão dos cursos de Teologia e Filosofia em Fortaleza e Salvador respectivamente.
Após este momento inicial, a programação do Retiro seguiu com uma oração inicial conduzida pelo Noviciado convidando a refletir e rezar a partir da Regra de vida dos frades Menores que é viver o Evangelho. O Ministro Provincial acolheu a todos e pediu para que em meio às correrias da pastoral, os irmãos deixassem a bolsa de tudo que é trago dos trabalhos pastorais na portaria para livres e abertos acolher aquilo que for dito e refletido nestes dias de retiro.
Em seguida. Dom Frei Severino Batista OFMCap, pregador do Retiro dirigiu algumas palavras para um bom andamento deste encontro, frisando que "O retiro é uma experiência de Deus. É partir para encontrar, deixar para possuir, despojar de si mesmo para se revestir de Cristo. O Retiro tem uma eficácia quando consegue desencadear através de um encontro profundo com Deus uma real conversão. O primeiro momento do Retiro é levar os retirantes a se sentirem amados por Deus, a vencerem a solidão na companhia do Pai." O bispo emérito de Nazaré da Mata PE pediu ainda para que todos nestes dias fizessem o movimento feito por Francisco e que fazemos memória com a celebração do Centenário Franciscano: "Subamos com Francisco a Greccio, Fonte Colombo, Monte Alverne e tantos outros onde o mesmo foi visitado pelo Altíssimo, para que nós também façamos esta experiência”.
O retiro Provincial segue até o próximo dia 29 de julho e conta em sua programação com meditações, Santa Missa com oração das horas canônicas, Via Sacra, confissões, Adoração ao Santíssimo Sacramento e momentos marianos.
Fonte: Comunicação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil