Retomadas as atividades do Postulantado no Convento São Boaventura em Triunfo/PE

Os jovens foram acolhidos no Postulantado em julho de 2022 e seguem, a partir das atividades próprias da etapa de formação, fazendo seu processo de discernimento vocacional, procurando dar uma resposta generosa ao Bom Deus.

Notícias

16.02.2023 13:30:47 | 1 minutos de leitura

Retomadas as atividades do Postulantado no Convento São Boaventura em Triunfo/PE

         Depois de um tempo com a Família, os postulantes estão de volta ao Convento São Boaventura em Triunfo, Pernambuco. O Postulantado é uma etapa formativa necessária, pois prepara os candidatos para viver o tempo do Noviciado. Neste período formativo, o postulante confirma a própria determinação de converter-se através de uma progressiva passagem da vida secular para a forma de vida franciscana, permitindo ao formando refletir sua decisão de iniciar o seguimento de Jesus Cristo segundo a forma de vida deixada por São Francisco de Assis.


         No último dia 6 de fevereiro, deu-se início o segundo semestre da turma que ingressou em julho do ano passado. Vindos dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, os postulantes retornaram ao Convento localizado no alto do sertão do Pajeú, para conviverem durante esse ano, na expectativa do Santo Noviciado em 2024. 

         Já no dia 7, durante a missa votiva a Santo Antônio, os postulantes assumiram a liturgia da celebração e estiveram próximos da comunidade que frequenta o Convento. Ao final da Missa, o Mestre da etapa de formação, Frei Paulo Santos, OFM, acolheu os sete jovens desejando a todos uma boa experiência de convivência fraterna no novo ano formativo. A mensagem foi acompanhada por uma calorosa acolhida dos fiéis presentes na Eucaristia.  


Atividades do Postulantado


         São muitas as atividades da etapa do Postulantado, desmistificando a ideia que se houve com frequência: "Postulante só reza". Brincadeiras à parte, a rotina dos jovens está dividida entre oração, trabalhos fraternos, formação, além de outras atividades como a apresentação do programa E AÊ Postulante, transmitido pela Web rádio Santo Antônio; o programa Momento Franciscano, veiculado pela rádio Triunfo FM; o Momento Mariano com Frei Hilton, OFM, nas redes sociais do Convento São Boaventura. A tudo isto se juntam os trabalhos pastorais exercidos na Paróquia local, as atividades da Casa de formação e as demandas sociais, que sempre exigem o auxílio dos formandos. 


         Na programação de estudos, além das formações ministradas pelo Corpo de Formadores, às quartas-feiras, os jovens têm aulas de Língua portuguesa e espanhola, e aos sábados realizam estudos sobre a liturgia do Dominical. Outra atividade comum é a prática de esportes. Aos domingos, os formandos juntam-se aos Jufristas e coroinhas para jogaram futebol, futsal e outros esportes.


         O Convento São Boaventura é um espaço propício para a fabricação, colheita e venda de produtos, como velas artesanais, licores, bananas, ovos, terços; com o intuito de arrecadar fundos para a manutenção da casa de formação.

Fonte: Postulante Teones Ferreira | Comunicação Provincial
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma