Reunião na UNICAP discute planejamento do Parque das Religiões

O Parque é um centro cultural que está sendo planejado pela Unicap, Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil e Instituto Parque das Religiões que, em breve, fará parte das opções de turismo e lazer de Olinda.

Notícias

14.02.2023 21:44:48 | 2 minutos de leitura

Reunião na UNICAP discute planejamento do Parque das Religiões

Planejar o conteúdo do Parque das Religiões foi o propósito de recente encontro realizado na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) com a participação de educadores, pesquisadores, museólogos, entre outros interessados no tema. A reunião foi conduzida pelo Prof. Dr. Gilbraz Aragão, da Unicap, Diretor-Curador do Parque. Outros três gestores do futuro equipamento cultural, Sergio Ferreira (Diretor-Presidente), Flori Cavalcanti (Diretora-Articuladora) e Verônica Lima (Diretora-Executiva), também estavam presentes. O museu será concebido no Sítio Histórico de Olinda e visa promover o diálogo inter-religioso, a compreensão e o respeito mútuo entre as principais crenças da humanidade, além de ser mais um espaço turístico da cidade.

O espaço de forma pedagógica tem a proposta de levar às novas gerações uma visão sobre as religiões, valorizando o que há de comum entre todas e na busca pela cultura de paz. Este projeto ganhou contorno com o Parque das Religiões, um centro cultural que está sendo planejado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Província Franciscana de Santo Antônio do Braril e Instituto Parque das Religiões, e que em breve fará parte das opções de turismo e lazer de Olinda.

Entusiasta do projeto, o Secretário de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), Silvério Pessoa, foi uma importante presença no evento. Ele, que é doutor em Ciências da Religião e professor da Unicap, falou do apoio da Secult e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) à criação do Parque das Religiões. “Vamos inserir na gestão da Secretaria de Cultura a religiosidade popular como integrante da linguagem Cultura Popular, pois a religião é parte de manifestações culturais como os maracatus, caboclinhos e pastoris. São contornos de uma religiosidade ancestral e isso tem tudo a ver com a atual gestão da Secult-PE e Fundarpe, que estará lado a lado no desenvolvimento desse Parque”, destacou o Secretário.

O museu será instalado no terreno do Convento de São Francisco, no bairro do Carmo, em Olinda, capitaneado pelo Instituto Parque das Religiões, Unicap e Província Franciscana do Nordeste.

Fonte: Parque das Religiões | cultura.pe.gov.br
Imagem: Felipe Souto Maior
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma