Santo Antônio, doutor e pregador do Evangelho

Santo Antônio é muito conhecido pelo seu ardor missionário e evangélico. Lembrando o desejo de levar a palavra a todos os lugares deste grande santo, Frei Marconi Lins apresenta mais sobre esta virtude deste grande doutor Seráfico.

Artigos

12.06.2022 19:25:12 | 2 minutos de leitura

Santo Antônio, doutor e pregador do Evangelho

Neste dia 13 de junho, celebramos uma figura exponencial da espiritualidade franciscana: Santo Antônio, nascido em Lisboa, falecido em Pádua, e “santo do mundo inteiro”, como o chamava o Papa Leão XIII.

Iniciou sua vida religiosa entre os Cônegos Regulares de Santo Agostinho, em Lisboa, continuou sua formação em Coimbra, onde, durante dez anos, dedicou-se de corpo e alma ao estudo e à oração. Sua vida entre os agostinianos e como agostiniano, foi uma oportunidade sem igual para tornar-se conhecedor da Palavra de Deus e, mais adiante, pregador inigualável do Evangelho.

O conhecimento da Palavra e da teologia carecia de um espaço missionário para fazê-lo concretizar o mandato do Senhor: “Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura!” (Mc 16,15). Foram os frades de São Francisco, nascidos na Igreja para devolver-lhe o sabor do Evangelho, que chegando a Coimbra inquietaram o coração do sábio Frei Fernando de Bulhões. Mais tarde, a chegada dos corpos de cinco mártires franciscanos, mortos no Marrocos, tiraram o jovem agostiniano da tranquilidade do mosteiro e o lançaram na itinerância do Evangelho para fazê-lo irmão de todos os homens e mulheres, onde quer que estivessem.

E a força do testemunho evangélico dos Frades Menores fez o jovem Frei Fernando mudar de nome: Frei Antônio, como agora se chamava, estava disposto a tudo, até ser martirizado pelo Evangelho. Sua alegria era pôr em prática o mandato de Cristo que ressoava da boca e da vida do Pobrezinho de Assis que dizia: "Ide, caríssimos, dois a dois, por todas as partes do mundo, anunciando aos homens a paz e a penitência para a remissão dos pecados; sede pacientes na tribulação, confiando que o Senhor vai cumprir o que propôs e prometeu. Aos que vos fizerem perguntas respondei com humildade, aos que vos perseguirem e caluniarem agradecei, porque através disso tudo nos está sendo preparado um reino eterno" (1 C 29).
Hoje, queremos com alegria, intuir na vocação de Santo Antônio, padroeiro de nossa Fraternidade Provincial, a exigência de ir ao encontro das mulheres e homens, nos novos e desafiadores areópagos para “dar um testemunho de penitência e minoridade; anunciar o Evangelho ao mundo inteiro em espírito de caridade para com todos; pregar por obras a reconciliação, a paz e a justiça; e mostrar o respeito pela Criação” (CCGG Art. 1, §2).

Santo Antônio, Doutor do Evangelho, rogai por nós!

Frei Marconi Lins, OFM

Imagem: Sermão de Santo António aos Peixes, Painel de Azulejos, Autor desconhecido, Séc. XVIII (meados), MA.AZU.0007.
Mais em Artigos
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma