Santuário de Canindé celebra os 600 anos da Coroa Franciscana
Conhecido também como rosário franciscano, a Coroa faz parte da tradição franciscana e desde os primeiros séculos do franciscanismo é difundida para meditação das Alegrias de Maria.
Notícias
23.08.2022 07:10:42 | 1 minutos de leitura

Já se tornou tradição a oração e meditação da Coroa das Sete Alegrias de Nossa Senhora na programação semanal do Santuário de Canindé-Ceará. Todas as quintas feiras, os fiéis se reúnem na Basílica de São Francisco das Chagas para contemplar a vida da Virgem Maria, seguindo uma tradição dos primeiros séculos dos Franciscanismo e que já perdura por 600 anos.
Na última segunda feira (22), no dia em que a Igreja faz memória de Nossa Senhora Rainha, o Santuário preparou uma programação especial com a meditação do também conhecido Rosário Franciscano na Basílica menor, dedicada a São Francisco das Chagas. Frei Francisco Rogério, OFM, juntamente com a Família Franciscana local conduziram, o momento celebrativo. Cada devoto presente foi convidado a recitar uma Ave Maria e depositar uma rosa aos pés da Imagem da Imaculada Conceição que em sua base tem a imagem de quatro frades franciscanos que sustentam a "Virgem feita Igreja".
Frei Francisco Rogério recordou que celebrar esta data no dia de Nossa Senhora Rainha, é coroar com flores a Virgem Maria com cada oração recitada. Na ocasião houve uma singela coroação e foi lançado um Livro devocional que traz a História desta tradição, bem como, a forma de meditar e rezar a Coroa Franciscana, músicas, trechos bíblicos e outras reflexões. Toda a venda será investido nos trabalhos missionários da Província.
Conheça mais sobre esta história
A COROA FRANCISCANA, é uma pérola preciosa que faz parte da vivencia evangélica iniciada com São Francisco de Assis e Santa Clara de Assis. Não foi elaborada por eles, mas foi gestada no caminho por eles iniciado. Conforme afirma o autor Gerônimo Gasques na página 30 do livro MARIA A MÃE DO POVO: “O irmão Luke Wadding, historiador franciscano, marca como data de começo dessa devoção o ano de 1422, no qual ingressou na ordem um jovem muito piedoso que sabia demostrar sua devoção à Virgem Maria, oferecendo uma coroa de rosas frescas para colocar sobre uma estátua da Santíssima Virgem”.
Em razão dos compromissos do noviciado, o jovem noviço não podia fazer a coroa de rosas como costumava fazer desde pequeno, motivo que o levou pensar em abandonar a ordem seráfica. Nossa Senho_ra numa visão, veio consolá-lo, pedindo-lhe que em vez de coroa de rosas, rezasse uma coroa de oração.
Para cada rosa oferecida rezar uma Ave Maria. Assim surgiu essa devoção entre a família franciscana. Conforme antiga tradição, Maria viveu 72 anos aqui na terra, e em memória de cada ano recita-se uma ave Maria. Esse é um aspecto singularmente sig_nificativo no formato da coroa franciscana.
São Bernardino de Sena (1380-1444) é um dos grandes propagadores dessa devoção e costumava levar a COROA pendurada no cordão de seu habito. Essa prática de oração permanece viva até os dias atuais entre os filhos e filhas do itinerário espiritual iniciado por São Francisco e Santa Clara de Assis.
(Frei Francisco Rogério, OFM)[CLIQUE AQUI] Confira como foi esta Celebração
Fonte: Comunicação Provincial
Fotógrafo: Wilker Vasconcelos