São Francisco do Conde, celebra seu padroeiro São Gonçalo

O novenário que este ano teve um formato itinerário, deu início no último dia 18 de janeiro e foi concluído no último dia 28 no recôncavo baiano.

Notícias

29.01.2023 22:20:51 | 3 minutos de leitura

São Francisco do Conde, celebra seu padroeiro São Gonçalo

Após 11 dias de uma programação celebrada na Igreja Matriz e nas comunidade Paroquiais, chegou ao final neste sábado (28) a festa dedicada a São Gonçalo, padroeiro da cidade de São Francisco do Conde. A cada noite, foi possível perceber que o povo que carrega na veia e no nome a espiritualidade franciscana, demonstra sua grande piedade ao santo dominicano acreditando que outrora e ainda hoje ambos carisma são uma luz para a Igreja.

Na programação de encerramento, uma procissão percorreu as ruas da cidade localizada no Recôncavo Baiano e também a celebração da Santa Missa Festiva celebrada pelo pároco Frei Francisco Rogério.

Durante sua homilia, o pároco local lembrou o chamado a santidade de todos os batizados e o sentido da Festa que volta a acontecer no formato de novenário após alguns anos. Frei Rogério convidou ainda a todos a colher os frutos do Novenário a partir do testemunho de São Gonçalo. Destacando os frutos, o religioso frisou três pontos. O primeiro fruto que deve ser colhido segundo o frade é a atitude de levantar a cabeça e olhar para o alto reconhecendo a presença de Deus ao redor como fez o santo dominicano ao colocar Deus no centro de tudo. O segundo fruto apresentado, foi a manifestação do amor de Deus que deve ser expressado através do amor ao próximo. "Assim fez São Gonçalo que durante suas vida ajudou os menos favorecidos do seu tempo, enxergando Deus em todos." lembrou o frade. 

O terceiro e último fruto foi uma reflexão a partir da experiência com a centralidade de Deus que cria o novo mundo. Sobre este valor, Frei Rogério destacou que a partir da experiência com Deus e com os irmãos da forma mais profunda, é possível formar uma fraternidade, percebendo que não se caminha sozinho. "Aquele que coloca Deus no centro, são homens e mulheres que esquecem de si e pensando no outro cria um mundo novo marcado pelo o amor de Deus que está presente em todos os lugares em que estamos" frisou o celebrante. 

Os paroquianos lotaram a Igreja Matriz para participar da celebração que contou ainda com momentos especiais como ofertas de símbolos que representam a caminhada das comunidades e que simbolizou o quanto a mensagem da sinodalidade repercutiu nos dias festivos.

Em conversa com Frei Rogério sobre uma avaliação dos festejos o mesmo lembrou que estamos vivendo um tempo sinodal e vocacional e o que o mesmo gostaria de destacar é que depois de mais ou menos 17 anos que não era celebrado a novena de São Gonçalo, esse ano foi retomada esta vivência justamente na busca da descoberta vocacional, especialmente a vocação laical. O pároco ressalta ainda que as celebrações foram divididas entre Frei Marcos Osmar que compõe a fraternidade local e o Diácono Everaldo. As reflexões de cada comunidade ficou por conta dos leigos, o que o frade avalia como positivo. O retorno dos festejos veio com a celebração da Novena Missionária. "Momento forte de vivência da unidade, da fraternidade paroquial e da missão, motivados pela vivência da celebração, da comunhão e da missão" destacou Frei Rogério.
 

Fonte: Comunicação Provincial
Imagem: PASCOM - Paróquia São Gonçalo do Amarante
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma