Segundo dia de Assembleia é marcado pela partilha dos serviços provinciais
Em vista dos passos a serem dados rumo ao Capítulo Provincial 2024, ao longo do segundo dia foi apresentado relatórios e propostas concretas acerca dos serviços de Formação, Missão e Evangelização, Economia e o tema da tutela e proteção de menores e vulneráveis.
Notícias
23.07.2023 11:15:07 | 3 minutos de leitura

Enquanto o primeiro dia da Assembleia Pré-Capitular foi marcado pela aproximação e reflexão sobre assuntos e temas na busca por inspirações e intuições para o capítulo provincial 2024, o segundo dia aconteceu levando em conta elementos pertinentes da vida e missão. Nas primeiras horas da manhã, o encontro dos frades foi em torno do altar na Igreja Conventual dedicada a Santo Antônio. A partir da celebração da Festa de Santa Maria Madalena, o visitador Geral Frei Flávio Guerra lembrou que o encontro com o Ressuscitado deve ser realizado de três maneiras. O encontro com Jesus pessoalmente cultivando os dons dados a cada um e através de sua oração pessoal. O encontro com Jesus ressuscitado em fraternidade, pois foi essa a opção que fizemos de viver. Ainda encontramos com Ele no dia a dia quando rezamos juntos, estamos na missão juntos, comemos juntos e ainda encontramos Jesus em nossa caminhada provincial. Nestes dias com a iluminação do Espírito Santo podemos encontrar o Ressuscitado na corresponsabilidade provincial, para assim colhermos bons frutos.
A programação deu seguimento com a aproximação ao tema da tutela e proteção de menores e vulneráveis, Frei Faustino dos Santos por designação do Definitório Provincial para coordenar os trabalhos de estudo e elaboração dos documentos provinciais, apresentou conceitos, fundamentação nos documentos da Igreja e os trabalhos que foram desempenhados pela Equipe. Embora esse tema seja desde há alguns anos requerido pela Igreja e pela Ordem, a Província tem dado passos a respeito disso e está determinada, no Capítulo Provincial, a votar, aprovar e criar uma equipe interdisciplinar a fim de iniciar os trabalhos pertinentes a essa agenda.
Seguidamente, os frades que trabalham na formação inicial e permanente da Província, de modo especial Frei Walter Schreiber, Frei Sérgio Moura e Frei Paulo Araújo, apresentaram um panorama sobre a situação da formação com adendos e propostas para o capítulo.
Os demais temas tratados tocaram os elementos da Missão e Evangelização. Sobre esse tema, Frei Gilmar Nascimento apresentou desafios e perspectivas baseando sua fala à luz do Congresso de Evangelização e Missão que ele, juntamente com Frei José Edilson Maurício dos Santos, participou em Lima, no Peru. O enfoque principal da sua fala concentrou-se na elaboração do Plano Provincial de Evangelização e Missão e no estudo das possibilidades para novas formas de Evangelização.
Por fim, Frei Rogério Lopes da Costa, Ecônomo Provincial, fez um aceno sobre a realidade econômica provincial apresentando sobremaneira as fraquezas e as possibilidades de como os confrades podem colaborar nesse aspecto. Considerando esses elementos, os frades participantes foram distribuídos em grupos para apreciar as propostas que surgiram bem como as ressonâncias das falas.
Fonte: Comunicação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil