Segundo dia do Conselho Internacional JPIC em Petrópolis, Brasil
Entre a pauta de atividades deste segundo dia, esteve presente a apresentação de relatórios da Conferências e música com o Coro de Canarinhos de Petrópolis.
Notícias
23.11.2022 11:04:18 | 1 minutos de leitura

O segundo dia do Conselho Internacional da JPIC, que acontece de 20 a 27 de novembro na cidade montanhosa de Petrópolis, Rio de Janeiro, foi marcado pela apresentação dos relatórios pelos animadores das Conferências Franciscanas de todo o mundo, incluindo a Terra Santa.
Os relatórios centraram-se em contextos regionais. Neles foram expostas as realidades de dor e sofrimento que tanto os pobres como a Mãe Terra continuam a sofrer como resultado do desejo de dominação e exploração. Os palestrantes compartilharam as respostas que suas entidades oferecem a essas situações desumanizadoras a partir das atividades inspiradas na espiritualidade franciscana, reconhecendo a generosidade e a sensibilidade de tantos homens e mulheres que trabalham ao lado dos frades franciscanos.
Da mesma forma, à tarde, o Escritório Geral da JPIC, na pessoa de seu Diretor, teve a oportunidade de apresentar aos participantes da CIJPIC seu relatório inspirado no apresentado durante o Capítulo Geral de 2021. Além disso, foi um momento para reconhecer e agradecer o trabalho incansável realizado nestes anos pelos irmãos que desempenharam este Ofício, a saber, Jaime Campos, OFM, Rufino Lim, OFM e Ángelito Cortez, OFM.
Com o objetivo de tornar presentes os acordos dos dois últimos CIJPIC, o Frei Angelito recordou aos irmãos as Declarações nascidas em Verona 2016 e Jerusalém 2019. Ao final, foram oferecidos critérios a serem levados em conta para a elaboração do documento final do encontro que reuniu irmãos de mais de 14 nacionalidades.
A fraternidade local fechou com floreio oferecendo aos frades animadores da JPIC um concerto com o Coro Canarinhos de Petrópolis.

Fonte: ofmjpic.org