Tempo da Criação 2022: Um apelo para escutar a voz de nossa Casa Comum

Celebrado há 3 anos, esta iniciativa ecumênica tem como objetivo apontar para a necessidade de uma conversão ecológica entre toda a humanidade.

Notícias

01.09.2022 10:50:11 | 1 minutos de leitura

Tempo da Criação 2022: Um apelo para escutar a voz de nossa Casa Comum

       Desde o Lançamento da Laudato Si em 2015, o Papa Francisco destinou um dia para que os mais de 2,2 bilhões de cristãos do planeta em sintonia com toda a humanidade possa dedicar um dia de Oração pelo Cuidado da Criação. Esta data que traz também um sentido ecumênico, já é comemorada pela Igreja Ortodoxa desde 1989, Patriarcado de Constantinopla.

       Na mensagem direcionada para este ano, o Papa Francisco nos convida a aguçar os nossos ouvidos para ouvir, “o canto doce da criação que nos convida a praticar uma «espiritualidade ecológica», atenta à presença de Deus no mundo natural.” Mas alerta que este canto doce, infelizmente também é acompanhado de um grito amargo e nos convida a “Escutando estes gritos amargos, nos arrepender e mudar os estilos de vida e os sistemas danosos.”

       Diante dos desafios apresentados pelo Papa durante a mensagem e de tantos outros que acompanhamos no noticiário, o sumo Pontífice lembra que “O apelo evangélico inicial – «convertei-vos, porque está próximo o Reino do Céu» (Mt 3, 2) –, ao convidar a uma nova relação com Deus, pede também uma relação diferente com os outros e com a criação. O estado de degrado da nossa casa comum merece a mesma atenção que outros desafios globais, como as graves crises sanitárias e os conflitos bélicos. «Viver a vocação de guardiões da obra de Deus não é algo de opcional nem um aspeto secundário da experiência cristã, mas parte essencial duma existência virtuosa» (Laudato si', 217).”

A necessidade de uma conversão comunitária para uma verdadeira conversão ecológica

       O Papa Francisco destaca ainda na mensagem a realização de dois momentos pela Comunidade Global que envolve temas ambientais e que precisa de atenção e de uma reflexão efetiva sobre o cuidado com a Casa Comum. O primeiro será a COP27 sobre o clima, que se vai realizar no Egito em novembro de 2022. O santo padre afirma que dispôs recentemente que a Santa Sé, em nome e por conta do Estado da Cidade do Vaticano, fará a adesão à Convenção-Quadro da ONU sobre as Mudanças Climáticas e ao Acordo de Paris e lembrou que  “Alcançar o objetivo de Paris de limitar o aumento da temperatura a 1,5°C é bastante árduo e requer uma colaboração responsável entre todas as nações para apresentar planos climáticos ou Contribuições Determinadas a nível nacional mais ambiciosos, para reduzir a zero, com a maior urgência possível, as emissões globais dos gases de efeito estufa.”

       O segundo evento é a COP15 sobre a biodiversidade, que acontecerá em dezembro no Canadá. O Papa Francisco frisa que este encontro “proporcionará à boa vontade dos Governos uma oportunidade importante para adotarem um novo acordo multilateral para deter a destruição dos ecossistemas e a extinção das espécies.”

       De forma incisiva o Papa lembrou ainda da dívida ecológica existente e repetiu um apelo feito durante uma vídeo Mensagem para os Movimentos populares em 2021: “Quero pedir, em nome de Deus, às grandes empresas extrativas – mineiras, petrolíferas, florestais, imobiliárias, agro-alimentares – que deixem de destruir florestas, zonas húmidas e montanhas, que deixem de poluir rios e mares, que deixem de intoxicar as pessoas e os alimentos”

Tempo da Criação 2022

       Sendo realizado a três anos, o Tempo da criação é um período para renovar a nossa relação com o nosso Criador e com toda a criação por meio da celebração, da conversão e do compromisso juntos. Durante o Tempo da Criação, nos unimos às nossas irmãs e irmãos da família ecumênica em oração e ação pela nossa casa comum. São ao todo 34 dias com propostas e reflexões a cerca de nossa relação com toda a criação, tendo sua conclusão no dia 4 de outubro onde lembramos São Francisco de Assis, Padroeiro da Ecologia. 

       Durante a Audiência Geral desta última Quarta-feira (31) o Papa Francisco recordou e pediu para que “o tema deste ano, 'Ouça a voz da criação', possa fomentar em todos um compromisso concreto para cuidar de nossa casa comum. À mercê dos nossos excessos consumistas, a irmã mãe terra geme e nos implora que paremos com os nossos abusos e com a sua destruição."

       Ao final da mensagem para a celebração deste 1º de setembro, o Papa pediu para que neste Tempo da Criação possamos rezar “para que as cimeiras COP27 e COP15 possam unir a família humana para enfrentar decididamente a dupla crise do clima e da redução da biodiversidade.” e recordando a exortação de São Paulo aos Romanos pediu "para nos alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram, choremos com o grito amargo da criação, escutemo-lo e respondamos com os factos para que nós e as gerações futuras possamos ainda alegrar-nos com o canto doce de vida e de esperança das criaturas."

[CLIQUE AQUI] Confira a mensagem para a Celebração do Dia de Oração pelo cuidado da Criação na íntegra

Fonte: Comunicação Provincial | Vatican News
Imagem: Frei Lorrane Clementino, OFM
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma